Agora numa nova geração já com, não uma, mas três variantes híbridas, o Ford Kuga acaba desvendar mais um argumento: o SUV compacto da marca da oval passou a ser Classe 1 nas portagens, em Portugal. E sem necessidade de Via Verde.
Já disponível em Portugal, o Ford Kuga padecia, nas anteriores gerações, da desvantagem de, devido à sua altura no eixo dianteiro, ter de pagar Classe 2 nas portagens.
No entanto e com o lançamento de uma geração totalmente nova, a Ford acaba de receber agora a boa notícia de que, o concorrente de modelos como o Volkswagen Tiguan ou o Peugeot 3008, passa a ser Classe 1 nas portagens - de forma directa, ou seja, sem necessidade de Via Verde.
LEIA TAMBÉM
Ford Mustang Mach-E. Revelamos-lhe 10 factos que, se calhar, não sabia
A decisão da Brisa, empresa responsável pela exploração de grande parte das auto-estradas em Portugal, foi divulgada através de uma nota informativa e na sequência aferição feita ao Kuga. Assim como com base na classificação dos veículos, de acordo com a regulamentação das portagens entre nós.
Um Kuga novo... e híbrido
Recorde-se que o Ford Kuga já havia visto reforçados os seus argumentos, ao anunciar-se, numa geração completamente nova, com motorizações que, até aqui, não existiam no modelo.
Entre estas e a juntar aos motores exclusivamente de combustão (1.5 Ecoboost de 120 e 150 cv, e 1.5 TDCI Ecoblue de 120 cv) surgem três variantes híbridas: Híbrido, Híbrido Plug-In e Mild Hybrid. As quais, fazem do Kuga, o primeiro híbrido plug-in da Ford, comercializado na Europa.
Utilizando na base um quatro cilindros 2,5 litros Duratech a gasolina, ao qual se junta um motor elétrico, gerador e bateria de 14,4 kWh, o Kuga PHEV, por exemplo, anuncia não somente uma potência combinada de 225 cv, como também uma autonomia em modo exclusivamente elétrico de 50 km.
Em termos de carregamento, a energia das baterias pode ser totalmente reposta em 4 horas, através de uma tomada de 230V.
O novo Ford Kuga PHEV já se encontra em comercialização em Portugal, com preços a partir de 41 093€. Já a motorização de entrada, 1.5 EcoBoost de 120 cv, começa nos 31.993€, ao passo que o Diesel (1.5 TDCI EcoBlue 120), inicia-se nos 35.506€.