O Ford Kuga é proposto numa versão híbrida plug-in, cuja bateria oferece mais autonomia elétrica, sendo possível ultrapassar os 56 quilómetros anunciados pela marca. A um motor potente e um nível de equipamento bastante completo junta-se uma extensa de lista de opcionais. Preço de aquisição também é algo elevado…
Com o objetivo de aumentar a autonomia elétrica dos modelos híbridos plug-in e, consequentemente, diminuir as emissões nos primeiros cem quilómetros, as marcas têm vindo a introduzir baterias com maior capacidade.
Um dos exemplos mais recentes é o Ford Kuga PHEV, equipado com uma bateria de iões de lítio de 14,4 kWh que oferece uma autonomia elétrica anunciada de até 58 quilómetros, emissões de 36 g/km e um consumo médio de 1,4 l/100 km.

O Kuga PHEV partilha, naturalmente, a plataforma da terceira geração do Kuga, baseada na nova arquitetura global da Ford para modelos de tração dianteira. Em termos de estilo exterior, o SUV da Ford distingue-se pelas linhas mais esculpidas e simplificadas. A distância entre-eixos, por sua vez, aumentou 20 mm, com reflexos positivos nas dimensões exteriores, com um crescimento de 44 mm na largura e 89 mm no comprimento, assim como ao nível da condução e da estabilidade. O capot mais longo, a maior inclinação do pára-brisas para trás e a linha de tejadilho mais baixa contribuem para uma imagem mais energética e ágil.
A versão ST-Line, que corresponde à unidade ensaiada, é inspirada nos modelos Ford Performance, destacando-se o pára-choques e saias laterais na cor da carroçaria e acabamentos em preto, a proteção inferior dianteira, o difusor traseiro e barras de tejadilho. As jantes de liga leve de 18" e a dupla saída de escape sublinham o caráter desportivo, que pode ser reforçado pelo opcional pack exterior ST-Line que inclui spoiler traseiro desportivo, pinças de travão vermelhas e pedais desportivos.
INTERIORO espírito desportivo estende-se a um interior que possui o forro do tecto em tom escuro, bancos com design exclusivo ST-Line, com costuras de contraste a vermelho, pedais em alumínio, volante multifunções plano, tapetes e embaladeiras ST-Line.
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O painel de bordo e a consola central são quase idênticos ao dos Focus, que, por sua vez, são uma evolução do Fiesta. Isto traduz-se numa excelente ergonomia e facilidade de acesso aos comandos da climatização e do ecrã tátil. Por outro lado, os materiais utilizados são duros e escuros, com exceção de alguns plásticos suaves ao toque na parte superior do painel de bordo e por cima dos apoios das portas.O compartimento na parte inferior da consola central é suficientemente espaço para guardar um telemóvel ou a carteira e, além disso, também existem dois grandes suportes para copos entre os bancos dianteiros, juntamente com um recetáculo com revestimento a borracha para as chaves. O apoio central de braços esconde um compartimento grande com uma tomada de 12V,

A bagageira do Ford Kuga é uma das maiores do seu segmento, disponibilizando um volume de 460 litros que pode chegar aos 1336 litros, graças ao rebatimento dos bancos traseiros numa configuração 60/40, sendo essa operação realizada através de manípulos na base dos assentos. A tampa da bagageira possui abertura e fecho elétrico, o que é sempre útil.
MECÂNICAA versão híbrida plug-in do Ford Kuga combina um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,5 litros, que funciona segundo o ciclo Atkinson, um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 14,4 kWh. Este sistema de propulsão oferece uma potência de 225 cv e um binário de 200 Nm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.
A Ford anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 56 quilómetros em ciclo WLTP, um consumo desde 1,4 l/100 km e emissões de CO2 desde 32 g/km.

A bateria pode recuperar a sua capacidade com a utilização de uma ficha integrada no pára-choques dianteiro, operação essa que pode demorar até seis horas numa tomada doméstica de 220V.
Os condutores podem escolher a forma de utilização da energia da bateria através dos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. O Kuga PHEV arranca normalmente em modo elétrico e quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o sistema muda automaticamente para o modo EV Auto. Por outro lado, existe a possibilidade de obter a carga total da bateria, recorrendo ao modo EV Charge, passando o motor a funcionar como um gerador.

Os modos de condução da caixa de velocidades automática pode ser selecionados através de um comando giratório na consola central e inclui um modo denominado L, que tem a função de aumentar a travagem regenerativa sempre que se alivia o pé do acelerador, para abrandar ou mesmo travar. Uma desaceleração mais forte permite aumentar a quantidade de energia recuperada e armazenada na bateria, alargando o potencial de autonomia elétrica.
TECNOLOGIAO painel de bordo do Kuga ST-Line X PHEV inclui dois ecrãs digitais de 12.3 polegadas e oito polegadas para a instrumentação e o sistema de infoentretenimento, respetivamente. Os gráficos são nítidos e apresentam com clareza a informação de condução mais importante, incluindo o nível de carga da bateria, a autonomia elétrica, os quilómetros percorridos em modo elétrico, o consumo de combustível, entre outros - e os diferentes parâmetros podem ser configurados em função da preferência do utilizador.
O resto dos comandos do painel de bordo são fáceis de utilizar, com botões de dimensões generosas para controlar a climatização ou o sistema de som.
O Kuga recebe o mais recente sistema de infoentretenimento Sync 3 da Ford, que inclui ecrã tátil de oito polegadas, ligação Bluetooth, compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto, rádio, sistema de navegação e informação relativa ao fluxo de energia, entre outros.

A elevada dotação tecnológica estende-se aos sistemas de assistência à condução e, nesse capítulo, o Kuga ST-Line X oferece, de série, algumas das as soluções mais avançadas existentes atualmente, destacando-se a assistência à pré-colisão, o controlo automático de velocidade com limitador inteligente, o alerta de saída de estrada com manutenção em faixa ou o sistema de controlo da pressão de pneus.
A unidade ensaiada contava ainda, em opção, com outros equipamentos disponíveis e muitos deles incluídos no denominado Pack Teck. Custa 1201 euros e reúne o alerta ao condutor, câmara de visão dianteira e traseira, sistema de estacionamento automático, proteção das portas, sistema de deteção de ângulo morto e cruise control ativo, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Igualmente opcional por 551 euros é o Pack Segurança, que integra os faróis dinâmicos LED e o Head Up Display.
AO VOLANTECom bateria totalmente carregada, o Kuga PHEV arranca sempre em modo elétrico e durante o ensaio foi possível percorrer mais de 71 quilómetros em emissões zero, em modo de condução L (com maior regeneração de energia) e ar condicionado desligado.
Esgotada a carga da bateria entra em ação o motor de combustão nos primeiros cem quilómetros o computador registou uma média de 3,8 l/100 km contra os sempre otimistas 1,4 l/100 km oficiais.

Passados os primeiros cem quilómetros, a média de consumo sobe facilmente para os 5,8 l/100 km ou os 6,2 l/100 km se utilizarmos o motor de combustão como gerador para carregar a bateria em andamento. Estes valores não deixam de ser relativamente baixos, tendo em conta as capacidades dinâmicas resultantes da combinação do motor a gasolina de 2,5 litros de 152 cv e o motor elétrico de 132 cv.
A potência combinada de 242 cv e o binário máximo de 200 Nm proporcionam prestações generosas, como a aceleração dos 0 aos 100 km em apenas 9,2 segundos, enquanto a velocidade máxima pode chegar aos 200 km/h. Estes valores são obtidos em modo desportivo, que é a altura em que os motores elétrico e de combustão funcionam em simultâneo. Já em modo híbrido, o sistema otimiza a gestão entre ambos os motores e, consequentemente, o consumo de combustível, que tem sempre um funcionamento muito suave. Isso deve-se também à transmissão automática que assegura uma excelente gestão entre as transições de andamento e um peso em vazio superior a 1,9 toneladas.
O elevado peso também penaliza a agilidade e o conforto, ainda que para isso contribua igualmente a suspensão mais firme e com molas mais curtas desta versão ST-Line X. Além disso, a direção também está longe de ser particularmente precisa quando se adotam ritmos mais elevados e o mesmo acontece com o pedal do travão.
VEREDICTOA introdução de uma bateria com maior capacidade permitiu ao Kuga PHEV aumentar a autonomia elétrica, que pode ultrapassar os 70 quilómetros em condições reais em modo L e ar condicionado desligado. Com a climatização em funcionamento, este valor pode descer para os 58 km, o que não deixa de ser interessante para uma utilização quotidiana e desde que seja possível carregar a bateria sempre que possível.

O nível de equipamento de conforto e assistência à condução também é bastante completo, enquanto a capacidade da bagageira é uma das maiores do segmento. Por outro lado, o preço de venda ao público a partir de 46.594 euros não deixa de ser elevado e pode subir mesmo para mais de 51 mil com o equipamento opcional presente na unidade ensaiada.
Gostámos
Autonomia elétrica A introdução de uma bateria com maior capacidade permitiu aumentar a autonomia em modo elétrico que pode superar os 70 quilómetros em ambiente urbano e condições favoráveis, prometendo baixos custos energéticos. | Classe 1 Boa notícia para quem utiliza autoestradas com frequência é a homologação do Ford Kuga como Classe 1 nas portagens. A diminuição da altura no eixo dianteiro face à geração anterior proporciona uma maior competitividade a este SUV. | Rebatimento assentos Brilhante o mecanismo de rebatimento do banco traseiro do Kuga. Basta acionar um manípulo localizado na lateral do assento para que este desça por completo. Mais simples e eficaz seria difícil. |
Não Gostámos
Preço O preço de aquisição da versão ST-Line X do Kuga PHEV é bastante elevado para um SUV que tem de enfrentar a concorrência de modelos de marcas premium, que beneficiam de uma imagem apelativa junto dos clientes. | Opcionais Além de um completo equipamento de séries, a lista de opcionais do Kuga também é bastante extensa, incluindo, entre outros, o Pack Winter que compreende o pára-brisas "Quickclear", bancos dianteiros e traseiros aquecidos, e volante aquecido. | Pneu substituição Para poupar peso e custos, as marcas optam por retirar o pneu de substituição do veículo, deixando no seu lugar um kit de enchimento. A unidade ensaiada é uma exceção, embora o pneumático de recurso seja de pequenas dimensões e…opcional. |