Ford Kuga ST-Line X 2.5 PHEV 225 cv

Ford Kuga ST-Line X 2.5 PHEV 225 cv. Mais autonomia elétrica

O Ford Kuga é proposto numa versão híbrida plug-in, cuja bateria oferece mais autonomia elétrica, sendo possível ultrapassar os 56 quilómetros anunciados pela marca. A um motor potente e um nível de equipamento bastante completo junta-se uma extensa de lista de opcionais. Preço de aquisição também é algo elevado…

Com o objetivo de aumentar a autonomia elétrica dos modelos híbridos plug-in e, consequentemente, diminuir as emissões nos primeiros cem quilómetros, as marcas têm vindo a introduzir baterias com maior capacidade.

Um dos exemplos mais recentes é o Ford Kuga PHEV, equipado com uma bateria de iões de lítio de 14,4 kWh que oferece uma autonomia elétrica anunciada de até 58 quilómetros, emissões de 36 g/km e um consumo médio de 1,4 l/100 km.

O Kuga PHEV partilha, naturalmente, a plataforma da terceira geração do Kuga, baseada na nova arquitetura global da Ford para modelos de tração dianteira. Em termos de estilo exterior, o SUV da Ford distingue-se pelas linhas mais esculpidas e simplificadas. A distância entre-eixos, por sua vez, aumentou 20 mm, com reflexos positivos nas dimensões exteriores, com um crescimento de 44 mm na largura e 89 mm no comprimento, assim como ao nível da condução e da estabilidade. O capot mais longo, a maior inclinação do pára-brisas para trás e a linha de tejadilho mais baixa contribuem para uma imagem mais energética e ágil.

A versão ST-Line, que corresponde à unidade ensaiada, é inspirada nos modelos Ford Performance, destacando-se o pára-choques e saias laterais na cor da carroçaria e acabamentos em preto, a proteção inferior dianteira, o difusor traseiro e barras de tejadilho. As jantes de liga leve de 18" e a dupla saída de escape sublinham o caráter desportivo, que pode ser reforçado pelo opcional pack exterior ST-Line que inclui spoiler traseiro desportivo, pinças de travão vermelhas e pedais desportivos.

INTERIOR

O espírito desportivo estende-se a um interior que possui o forro do tecto em tom escuro, bancos com design exclusivo ST-Line, com costuras de contraste a vermelho, pedais em alumínio, volante multifunções plano, tapetes e embaladeiras ST-Line.

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O painel de bordo e a consola central são quase idênticos ao dos Focus, que, por sua vez, são uma evolução do Fiesta. Isto traduz-se numa excelente ergonomia e facilidade de acesso aos comandos da climatização e do ecrã tátil. Por outro lado, os materiais utilizados são duros e escuros, com exceção de alguns plásticos suaves ao toque na parte superior do painel de bordo e por cima dos apoios das portas.

O compartimento na parte inferior da consola central é suficientemente espaço para guardar um telemóvel ou a carteira e, além disso, também existem dois grandes suportes para copos entre os bancos dianteiros, juntamente com um recetáculo com revestimento a borracha para as chaves. O apoio central de braços esconde um compartimento grande com uma tomada de 12V,

Os bancos dianteiros são confortáveis e ajustáveis eletricamente. Na traseira existe espaço para dois adultos para viagens longas, existindo um lugar para um terceiro ocupante, que, no entanto, está longe de ser propriamente confortável devido ao túnel da transmissão.

A bagageira do Ford Kuga é uma das maiores do seu segmento, disponibilizando um volume de 460 litros que pode chegar aos 1336 litros, graças ao rebatimento dos bancos traseiros numa configuração 60/40, sendo essa operação realizada através de manípulos na base dos assentos. A tampa da bagageira possui abertura e fecho elétrico, o que é sempre útil.

MECÂNICA

A versão híbrida plug-in do Ford Kuga combina um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,5 litros, que funciona segundo o ciclo Atkinson, um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 14,4 kWh. Este sistema de propulsão oferece uma potência de 225 cv e um binário de 200 Nm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.

A Ford anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 56 quilómetros em ciclo WLTP, um consumo desde 1,4 l/100 km e emissões de CO2 desde 32 g/km.

A bateria pode recuperar a sua capacidade com a utilização de uma ficha integrada no pára-choques dianteiro, operação essa que pode demorar até seis horas numa tomada doméstica de 220V.

Os condutores podem escolher a forma de utilização da energia da bateria através dos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. O Kuga PHEV arranca normalmente em modo elétrico e quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o sistema muda automaticamente para o modo EV Auto. Por outro lado, existe a possibilidade de obter a carga total da bateria, recorrendo ao modo EV Charge, passando o motor a funcionar como um gerador.

Os modos de condução da caixa de velocidades automática pode ser selecionados através de um comando giratório na consola central e inclui um modo denominado L, que tem a função de aumentar a travagem regenerativa sempre que se alivia o pé do acelerador, para abrandar ou mesmo travar. Uma desaceleração mais forte permite aumentar a quantidade de energia recuperada e armazenada na bateria, alargando o potencial de autonomia elétrica.

TECNOLOGIA

O painel de bordo do Kuga ST-Line X PHEV inclui dois ecrãs digitais de 12.3 polegadas e oito polegadas para a instrumentação e o sistema de infoentretenimento, respetivamente. Os gráficos são nítidos e apresentam com clareza a informação de condução mais importante, incluindo o nível de carga da bateria, a autonomia elétrica, os quilómetros percorridos em modo elétrico, o consumo de combustível, entre outros - e os diferentes parâmetros podem ser configurados em função da preferência do utilizador.

O resto dos comandos do painel de bordo são fáceis de utilizar, com botões de dimensões generosas para controlar a climatização ou o sistema de som.

O Kuga recebe o mais recente sistema de infoentretenimento Sync 3 da Ford, que inclui ecrã tátil de oito polegadas, ligação Bluetooth, compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto, rádio, sistema de navegação e informação relativa ao fluxo de energia, entre outros.

A elevada dotação tecnológica estende-se aos sistemas de assistência à condução e, nesse capítulo, o Kuga ST-Line X oferece, de série, algumas das as soluções mais avançadas existentes atualmente, destacando-se a assistência à pré-colisão, o controlo automático de velocidade com limitador inteligente, o alerta de saída de estrada com manutenção em faixa ou o sistema de controlo da pressão de pneus.

A unidade ensaiada contava ainda, em opção, com outros equipamentos disponíveis e muitos deles incluídos no denominado Pack Teck. Custa 1201 euros e reúne o alerta ao condutor, câmara de visão dianteira e traseira, sistema de estacionamento automático, proteção das portas, sistema de deteção de ângulo morto e cruise control ativo, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Igualmente opcional por 551 euros é o Pack Segurança, que integra os faróis dinâmicos LED e o Head Up Display.

AO VOLANTE

Com bateria totalmente carregada, o Kuga PHEV arranca sempre em modo elétrico e durante o ensaio foi possível percorrer mais de 71 quilómetros em emissões zero, em modo de condução L (com maior regeneração de energia) e ar condicionado desligado.

Esgotada a carga da bateria entra em ação o motor de combustão nos primeiros cem quilómetros o computador registou uma média de 3,8 l/100 km contra os sempre otimistas 1,4 l/100 km oficiais.

Passados os primeiros cem quilómetros, a média de consumo sobe facilmente para os 5,8 l/100 km ou os 6,2 l/100 km se utilizarmos o motor de combustão como gerador para carregar a bateria em andamento. Estes valores não deixam de ser relativamente baixos, tendo em conta as capacidades dinâmicas resultantes da combinação do motor a gasolina de 2,5 litros de 152 cv e o motor elétrico de 132 cv.

A potência combinada de 242 cv e o binário máximo de 200 Nm proporcionam prestações generosas, como a aceleração dos 0 aos 100 km em apenas 9,2 segundos, enquanto a velocidade máxima pode chegar aos 200 km/h. Estes valores são obtidos em modo desportivo, que é a altura em que os motores elétrico e de combustão funcionam em simultâneo. Já em modo híbrido, o sistema otimiza a gestão entre ambos os motores e, consequentemente, o consumo de combustível, que tem sempre um funcionamento muito suave. Isso deve-se também à transmissão automática que assegura uma excelente gestão entre as transições de andamento e um peso em vazio superior a 1,9 toneladas.

O elevado peso também penaliza a agilidade e o conforto, ainda que para isso contribua igualmente a suspensão mais firme e com molas mais curtas desta versão ST-Line X. Além disso, a direção também está longe de ser particularmente precisa quando se adotam ritmos mais elevados e o mesmo acontece com o pedal do travão.

VEREDICTO

A introdução de uma bateria com maior capacidade permitiu ao Kuga PHEV aumentar a autonomia elétrica, que pode ultrapassar os 70 quilómetros em condições reais em modo L e ar condicionado desligado. Com a climatização em funcionamento, este valor pode descer para os 58 km, o que não deixa de ser interessante para uma utilização quotidiana e desde que seja possível carregar a bateria sempre que possível.

O nível de equipamento de conforto e assistência à condução também é bastante completo, enquanto a capacidade da bagageira é uma das maiores do segmento. Por outro lado, o preço de venda ao público a partir de 46.594 euros não deixa de ser elevado e pode subir mesmo para mais de 51 mil com o equipamento opcional presente na unidade ensaiada.

 

Gostámos Gostámos

Autonomia elétrica

A introdução de uma bateria com maior capacidade permitiu aumentar a autonomia em modo elétrico que pode superar os 70 quilómetros em ambiente urbano e condições favoráveis, prometendo baixos custos energéticos.

Classe 1

Boa notícia para quem utiliza autoestradas com frequência é a homologação do Ford Kuga como Classe 1 nas portagens. A diminuição da altura no eixo dianteiro face à geração anterior proporciona uma maior competitividade a este SUV.

Rebatimento assentos

Brilhante o mecanismo de rebatimento do banco traseiro do Kuga. Basta acionar um manípulo localizado na lateral do assento para que este desça por completo. Mais simples e eficaz seria difícil.

Não Gostámos Não Gostámos

Preço

O preço de aquisição da versão ST-Line X do Kuga PHEV é bastante elevado para um SUV que tem de enfrentar a concorrência de modelos de marcas premium, que beneficiam de uma imagem apelativa junto dos clientes.

Opcionais

Além de um completo equipamento de séries, a lista de opcionais do Kuga também é bastante extensa, incluindo, entre outros, o Pack Winter que compreende o pára-brisas "Quickclear", bancos dianteiros e traseiros aquecidos, e volante aquecido.

Pneu substituição

Para poupar peso e custos, as marcas optam por retirar o pneu de substituição do veículo, deixando no seu lugar um kit de enchimento. A unidade ensaiada é uma exceção, embora o pneumático de recurso seja de pequenas dimensões e…opcional.

Ford Kuga ST-Line X 2.5 PHEV 225 cv Preço 51.009 € (com opcionais) Motor Gasolina, 2488 cc + elétrico fr/tr Potência 225 cv (152 cv / 132 cv) Binário 200 Nm Transmissão Dianteira, Auto Bateria 14,4 kWh Peso 1914 kg Comp./Larg./Alt. 4,61/1,88/1,67 m Dist. entre eixos 2,71 m Mala 480 l - 1338 l Desempenho 9,2 0-100 km/h; 200 km/h Vel. Máx. Autonomia elétrica 56 km Consumo 1,4 (3,8) l/100 km Emissões CO2 32 g/Km

Equipamento Série: Pára-choques e saias laterais na cor da carroçaria e acabamentos em preto, proteção inferior dianteira, difusor traseiro, barras de tejadilho, jantes de liga leve de 18", dupla saída de escape, ajuste elétrico do banco do condutor em dez posições, abertura e fecho da bagageira mãos livres, ar condicionado automático, carregador sem fios, modem FordPass integrado, sistema som B&O, sistema de chave inteligente com botão Ford Power, sistema navegação, suspensão desportiva, travão estacionamento elétrico, assistente de arranque em subidas, assistência à pré-colisão, controlo automático de velocidade com limitador inteligente, alerta de saída de estrada com manutenção em faixa, sistema de controlo da pressão de pneus.