Com o mercado automóvel a acelerar rumo à Mobilidade Elétrica, a Ford acaba de inaugurar um novo centro de investigação e desenvolvimento de baterias, denominado Ford Ion Park. O qual tem como missão impulsionar a tecnologia das baterias do futuro, fundamental para o sucesso dos veículos elétricos.
Localizado no estado norte-americano do Michigan, este novo centro possui, segundo a Ford Motor Company, uma equipa multidisciplinar de 150 pessoas, que procurará garantir baterias de elevada capacidade, para autonomias superiores, e custos mais reduzidos para os clientes.
Recorrendo a tecnologia de ponta, assim como a novas técnicas de produção, esta infraestrutura deverá permitir à Ford escalar rapidamente projetos inovadores de células de baterias, com novos materiais.
Entretanto e mercê de um investimento orçado em 185 milhões de dólares, cerca de 153 milhões de euros, o Ford Ion Park vai desenvolver e produzir, já a partir do próximo ano, células e matrizes de baterias de iões de lítio, e em estado sólido. Isto, ao mesmo tempo que testará novas abordagens de produção.
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À frente do Ford Ion Park, vai estar Anand Sankaran, engenheiro com 30 anos de trabalho na Ford, nomeadamente, na área das baterias e da eletrificação. Sendo, ainda, responsável por 32 patentes registadas nos EUA de dispositivos electrónicos para automóveis e de tecnologias para veículos híbridos.
"Estamos já a escalar a produção de veículos totalmente elétricos em todo o mundo, uma vez que cada vez mais clientes experienciam e anseiam pelos benefícios da agradável condução de veículos elétricos com zero emissões", afirma o Diretor de Plataformas de Produto e Operações na Ford, Hau Thai-Tang. Acrescentando que, "investir na pesquisa e desenvolvimento de baterias, vai permitir-nos acelerar o processo de disponibilização de mais e ainda melhores veículos elétricos, além de mais acessíveis aos nossos clientes ao longo do tempo".
Recorde-se que a Ford anunciou, já este ano, um investimento de, pelo menos, 22.000 milhões de dólares (18,1 milhões de euros) até 2025, para poder disponibilizar veículos eletrificados conectados.
Na Europa, o objectivo da marca da oval azul passa por ter uma gama 100% elétrica, em 2030.