Para fazer da noite dia. Ford cria iluminação inteligente que antecipa curvas

Considerado um dos problemas da condução à noite, a questão da visibilidade pode tornar-se mais fácil, com a iluminação inteligente da Ford.

Considerado um dos problemas da condução à noite, a questão da visibilidade pode vir a tornar-se algo bem mais fácil. Isto porque a Ford está a desenvolver um novo sistema de iluminação inteligente, o qual, recorrendo a informação de localização em tempo real, promete antecipar-se às curvas!

Descrita como iluminação preditiva, esta nova tecnologia, que o departamento da Ford Europa, 'Ford Research and Advanced Engineering', se encontra a desenvolver, recorre a informação de localização em tempo real, a qual permite mostrar ao condutor a trajetória ideal a seguir.

Segundo o fabricante, este novo sistema de iluminação preditiva inteligente direcciona, assim, os feixes de luz, para as curvas, ainda antes do próprio condutor as conseguir ver. Iluminando perigos e outros utilizadores da via, de uma forma que os engenheiros da marca da oval esperam poder vir a ser mais rápida e eficiente.

A iluminação preditiva, à esquerda, face à iluminação tradicional, à direita

Como funciona

Para já um protótipo, este sistema recorre a informação de localização por GPS, assim como a tecnologias avançadas e informação muito precisa da geometria das estradas, para identificar, com elevada exatidão, as curvas que irão surgir no percurso.

A partir daí, um algoritmo calcula a trajetória e a velocidade do veículo, para, proativamente, ajustar a direção do feixe de luz, providenciando uma ótima abrangência de luz nas curvas e cruzamentos. Ao mesmo tempo, antecipa potenciais perigos que possam surgir.

LEIA TAMBÉM
Ford Ranger. Novas séries limitadas Stormtrak e Wolftrak

No caso do veículo se encontrar numa zona sem cobertura GPS e, portanto, sem informação de localização, o sistema de iluminação dinâmica funciona de acordo com as informações da câmara e da direção, para continuar a iluminar de forma inteligente a estrada, até que se registe uma melhoria na rede. E, com isso, a disponibilidade de informação da geolocalização.

A Ford revela, ainda, que, nestes esforços de elaboração de uma solução eficaz, os investigadores recorreram, de forma intensiva, à simulação "gémeo digital", que procura recriar o mundo físico, num ambiente virtual.

Este simulador calcula, segundo a marca da oval azul, com grande precisão, a forma como se difunde e reflete a luz no mundo real, permitindo, dessa forma, visualizar e otimizar esta tecnologia.

https://youtu.be/PN5lvwjf1VY

"A tecnologia de iluminação preditiva que estamos a desenvolver significa que, um dia, conduzir na escuridão pode ser tão simples quanto seguir a iluminação do veículo", comenta o engenheiro de investigação de iluminação na Ford Europa, Michael Koherr, revelando que, "este sistema, baseado na georreferenciação, é o próximo passo na nossa missão de tornar a condução à noite menos difícil e stressante, como se fosse de dia.".