Hans Schep - Ford Pro Europa. "A eletrificação é inevitável"

Para Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa, a eletrificação é inevitável e chegará mais cedo ou mais tarde. A Ford já está...

Para Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa, a eletrificação é inevitável e chegará mais cedo ou mais tarde. A Ford já está a preparar-se para a nova realidade com o lançamento de cinco modelos elétricos e o lançamento de um ecossistema completo.

A eletrificação é um caminho que não retorno, considera Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa, em entrevista exclusiva à TURBO COMERCIAIS.

"Entre os vários países existem diferenças relativamente à adoção de comerciais elétricos devido a factores como a fiscalidade, subsídios à aquisição, disponibilidade de infraestrutura de carregamento", afirma o entrevistado. Porém, não tem dúvidas, pois acredita que o "resultado final será muito claro: a eletrificação vai ser a norma e chegará mais cedo ou mais tarde".

Hans Schep, diretor-geral Ford Pro Europa
Hans Schep, diretor-geral Ford Pro Europa

Num mercado europeu tradicionalmente dominado pelos motores diesel nos veículos comerciais, Hans Schep acredita que se trata de "grande oportunidade" para a indústria e não de uma ameaça.

A própria evolução do mercado de veículos elétricos aponta nesse sentido. "Com base nas análises semestrais temos assistido a um crescimento constante na procura de veículos elétricos", confirma.

Para acompanhar a tendência do mercado e responder à procura, a Ford anunciou o lançamento de nove veículos elétricos na Europa, dos quais cinco serão comerciais. As expetativas são elevadas, conforme refere Hans Schep: "Em 2026 iremos vender mais de 600 mil veículos elétricos na Europa. Em 2030, 75% do volume de vendas será de elétricos e em 2035 será de 100%".

Infraestrutura é determinante

Relativamente à infraestrutura de carregamento, o responsável da Ford não hesita em afirmar que "esse é um dos grandes problemas a resolver para os nossos clientes", sublinhando que "tudo depende da qualidade da rede elétrica, existindo grandes diferenças entre os países". Adianta, no entanto, que em função do negócio, do número de veículos na frota e dos turnos diários, "os nossos especialistas em carregamento da Ford Pro fazem uma avaliação das necessidades".

LEIA TAMBÉM
Ford Pro aposta em oferecer soluções integradas às frotas

A equipa da Ford Pro começa por identificar o tipo de veículo mais adequado para a operação concreta do cliente, assim como o tipo de solução de carregamento mais indicada. Se os condutores levarem o veículo para casa será necessária uma wallbox para carregamento doméstico. Se fizerem muitos quilómetros por dia na estrada, a solução já terá de passar pelo carregamento num posto público rápido. Se os veículos regressarem à base no final do dia, será necessário instalar uma infraestrutura de carregamento nas instalações.

Solução integrada

"Qualquer que seja a combinação é necessária uma solução integrada em que o cliente só recebe uma factura mensal e não várias de fornecedores diferentes", explica Hans Schep. "Parece fácil, mas é bastante complicado!", sublinha.    

Em conjunto com parceiros, a equipa da Ford Pro também participa na instalação de toda a infraestrutura de carregamento, avaliando as necessidades e os custos, auxiliando na parte relacionada com o financiamento da instalação.

"Os clientes podem depois começar a operar a sua frota com o apoio do Ford E-Telematics, que é de série na Ford E-Transit e ajuda a assegurar que as baterias funcionam à temperatura ideal ou para analisar o comportamento do condutor para que tire o melhor partido do veículo elétrico".

A entrevista completa poderá ser lida na próxima edição da TURBO COMERCIAIS.