A Ford criou um motor V8 atmosférico de 7292 cc com 436 cv que recebeu a designação de Godzilla. Como para alguns utilizadores aquela potência ainda não satisfazia os seus desejos, aquele V8 conheceu uma nova evolução e passou a oferecer 624 cv, dando assim origem ao Megazilla.
A Ford tem uma grande tradição no desenvolvimento e produção de motores V8, que estão presentes nos seus modelos mais potentes. Apesar da sua forte aposta na eletrificação, o construtor considera que parte do seu negócio continua a estar muito ligado à combustão interna, especialmente fora da Europa.
Um exemplo consiste no motor V8 de 7,3 litros, conhecido oficialmente como Godzilla para responder ao Hellcat da Dodge / RAM. Aquele propulsor pertence a uma família de motores lançada em 2010, que inclui uma versão mais "compacta" de 6,8 litros, projetada para substituir os blocos modulares V10 e V8.
Aquela família de motores foi concebida para responder às necessidades das suas pick-up pesadas, começando pela Ford F-250. A marca norte-americana tinha várias alternativas para obter as prestações pretendidas como a sobrealimentação.
Todavia, a Ford decidiu apostar num motor atmosférico que proporcionasse uma maior entrega de potência e binário, mas que também fiável e duradouro. Este propulsor desenvolve uma potência de 436 cv às 5500 rpm e um binário máximo de 644 Nm às 4000 rpm.
Evolução denominada Megazilla
Aquele motor despertou bastante interesse nos Estados Unidos e podia ser comprado por cerca de nove mil euros. Isto levou alguns entusiastas das altas prestações a adquirirem este motor de oito cilindros e a montá-lo nas suas viaturas. Alguns preparadores e transformadores também se apressaram a desenvolver todo um conjunto de acessórios compatíveis para permitir a concretização de alguns projetos bastante peculiares.
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A Ford também esteve atenta à procura e desenvolveu uma versão daquele bloco, que viu a potência aumentar para os 624 cv às 5800 rpm e o binário para os 868 Nm entre as 2500 e as 6000 rpm. Esta evolução do V8 ficou conhecida por Megazilla e continua a não ter qualquer sobrealimentação, mantendo a sua natureza atmosférica.
O preço do Megazilla ainda foi dado a conhecer pela Ford, sendo que a comercialização deveria arrancar em meados de 2023, mas tudo indica que essa previsão já derrapou.