Hoje em dia reduzido, naquela que é a sua versão mais desportiva, a apenas alguns mercados, o Ford Focus acaba de uma nova versão ainda mais performante, a que foi dado o nome de Focus ST Edition. E que, embora mantendo intocado o 2.3 EcoBoost Turbo de 284 cv, não deixa de alardear melhorias mecânicas.
Anunciada, pela própria Ford, como "o Focus ST mais ágil construído até à data", graças, desde logo, a uma suspensão de alta performance ajustável, esta nova versão especial foi, de resto, desenvolvida pela equipa da Ford Performance.
Assim e parte destas melhorias, surgem as bobinas ajustáveis bidirecionais, invólucros de amortecedor de tubo duplo em aço inoxidável e molas com revestimento especial fornecidas pela KW Automotive.
Também graças a estes atributos, o Focus ST Edition passa a exibir uma distancia ao solo 10 mm menor do que o Focus standard, com a possibilidade de reduzir em ainda mais 20 mm esta distância, através de um ajuste adicional.
LEIA TAMBÉM
Ford Focus ST-Line X 1.0 Ecoboost MHEV 155 cv. Bom contributo
Ainda assim e caso não tenha certeza de ter optado pela configuração correta, a Ford promete entregar, juntamente com este Focus ST Edition, uma documentação especial e específica, na qual são fornecidas as configurações de suspensão recomendadas, para uma variedade de condições de condução. Sendo que, entre as configurações disponíveis, surge, inclusivamente, um modo Nürburgring, concebido especialmente para uso em pista.
De resto e a par destas melhorias, a integração de um set de pneus Michelin Pilot Sport 4S em jantes em liga leve de 19 polegadas, e que contribui para uma redução das massas não suspensas no modelo, em aproximadamente 10 por cento.
Finalmente e no que diz respeito ao quatro cilindros 2,3 litros EcoBoost Turbo que já equipa a versão standard, o anúncio da ausência de qualquer alteração, com o Focus ST Edition a manter os mesmos 284 cv de potência às 5.500 rpm, assim como os 420 Nm de binário, disponíveis entre as 3.000 e s 4.000 rpm. Valores que, quando conjugados com caixa manual de seis velocidades, permitem ao modelo acelerar dos 0 aos 100 km/ em 5,7 segundos.
Já disponível em alguns mercados europeus, apenas na carroçaria de cinco portas, o Focus ST Edition apresenta-se exclusivamente na cor exterior Azura Blue, com detalhes em preto de alto brilho.