A Ford Performance desenvolveu uma nova variante mais desportiva do Focus, denominada ST Edition, que combina uma suspensão ajustável, travões dianteiros Brembo, motor EcoBoost com 280 cv, que permitem oferecer uma elevada capacidade de resposta em pista e nas estradas.
A divisão Ford Performance desenvolveu uma nova versão de elevadas prestações do Ford Focus, denominada ST Edition, preparada para as estradas e para as pistas.
O Focus ST Edition foi projetado para oferecer a capacidade de resposta de um automóvel de competição em circuito, mas proporcionar, ao mesmo tempo, o conforto de um familiar bastante equipado para as deslocações quotidianas.
Disponível exclusivamente na configuração hatchback de cinco portas e com caixa manual de seis velocidades, o Focus ST Edition 1 está equipado com um motor EcoBoost de 2,3 litros com um turbocompressor twin-scroll (dupla admissão) de baixa inércia, o qual desenvolve uma potência máxima de 280 cv às 5.500 rpm e 420 Nm de binário a partir das 3.000 rpm.
Em termos de prestações, a Ford anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.
Doze regulações de compressão
Para assegurar um elevado desempenho, o Focus ST Edition recebeu um sistema de suspensão do tipo coilover, com regulação, preparado pela Ford Performance, que permite aperfeiçoar a dinâmica de condução de acordo com as suas preferências pessoais dos utilizadores.
Produzido pela KW Automotive, o sistema de suspensão coilover é regulável em duas vias, possui carcaças de amortecedor de tubo duplo em aço inoxidável e molas com revestimento a pó.
Rebaixado 10 mm à frente e atrás, em comparação com o Focus ST convencional, para maior equilíbrio e controlo, o cliente tem à sua disposição um ajuste adicional de 20 mm. As taragens das molas foram aumentadas em mais de 50 por cento em comparação com o Focus ST standard.
O sistema oferece doze regulações de compressão - o grau de movimento ascendente do amortecedor permitido quando a roda entra em contacto com um solavanco na estrada - e 16 regulações de recuperação - a velocidade a que o amortecedor regressa à posição após um movimento ascendente - proporcionam aos condutores um nível de controlo ainda maior sobre a resposta em curva.
Aposta na segurança
Para garantir sempre uma travagem potente e consistente, o Focus ST Edition conta com travões dianteiros Brembo, montados atrás das jantes de liga leve de 19", as quais reduzem a massa suspensa em 10% em cada extremidade do veículo.
O peso reduzido das jantes significa que podem mudar de direção mais rapidamente para se adaptarem ao perfil da superfície da estrada ou da pista, reforçando a aderência dos pneus Pirelli P Zero Corsa de elevado desempenho em aceleração, travagem e em curva.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Focus-ST-Edition-2024-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Focus-ST-Edition-2024-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Focus-ST-Edition-2024-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Focus-ST-Edition-2024-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Focus-ST-Edition-2024-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Ford-Focus-ST-Edition-2024-galeria_006.jpg]Para apoiar a condução, o Focus ST Edition conta ainda com os mais sofisticados de assistência, que são de série, destacando-se o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro com reconhecimento de sinais de velocidade e centragem na Faixa de Rodagem, e o sistema de informação de ângulo morto com alerta de tráfego cruzado.
Apontamentos exclusivos
O Focus ST Edition está disponível na cor de carroçaria Azura Blue - exclusiva desta versão, dentro da gama Focus ST - complementada com jantes de liga leve de 19", tejadilho, spoiler e difusor traseiro, espelhos retrovisores exteriores e contornos do emblema ST em High Gloss Black (Preto de Alto Brilho).
LEIA TAMBÉM
Com suspensão Nürburgring. Ford Focus estreia versão ST Edition
No interior, os bancos Ford Performance, o volante, o punho do comando da caixa de velocidades, os painéis inferiores da consola central e os tapetes são revestidos a Motion Blue.
A dotação de série do Focus ST Edition compreende ainda o Pack inverno, igualmente de série, inclui volante aquecido e para-brisas aquecido Quickclear, para um rápido descongelamento em condições de gelo, assim como o sistema de som Premium B&O de 675 W, com dez altifalantes e um subwoofer.