A Ford acaba de dar a conhecer, de forma oficial e em estreia mundial, o agora renovado Focus, marcado por um visual mais expressivo, melhores tecnologias de conectividade e assistência à condução, e propulsores electrificados EcoBoost Hybrid 48V. Renovação que abarcou todas as versões, inclusive, o mais desportivo ST!
Modelo concorrente num dos mais importantes segmentos do mercado automóvel europeu - o segmento C, dos familiares compactos -, o Ford Focus acaba de receber um reforço nos argumentos, também como forma de responder, a meio do seu ciclo de vida, às sucessivas ofensivas da concorrência.
Assim e porque, já lá diz a sabedoria popular, "os olhos são os primeiros a comer", a marca da oval azul começou por operar um restyling no Focus, nomeadamente, através da introdução de uma nova grelha frontal com o emblema Ford, de maiores dimensões, ao centro; novos faróis LED, com luz de nevoeiro integrada, de série em todas as versões; e um novo capot, a tornar a frente mais alta e expressiva.
A par destas alterações, com diferenças também consoante a versão - Connected, Titanium, ST-Line e Active -, novidades, igualmente, nos farolins, com as versões de cinco portas (hatchback) e Station a exibirem uma solução escurecida e a procurarem transmitir uma imagem mais premium. Ao mesmo tempo que, as versões mais equipadas, apostam em tecnologia LED, com novo design interior, e um novo padrão de luz em loop.
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Numa proposta que ganha, igualmente, cinco novos modelos de jantes em liga leve, destaque, entre os opcionais, para um reforçado pack de equipamento Vignale, e que, a par do Pack X, acresce ainda mais equipamento de luxo a qualquer uma das versões disponíveis. À excepção, claro, da versão de entrada Connected...
Motores: electrificação é a palavra de ordem
Já no capítulo dos motores, a novidade chamada 'Electrificação' e que visa dotar o Focus de maior eficiência, não apenas no consumo de combustível, como também no desempenho. Tudo isto, graças aos novos motores EcoBoost Hybrid de 48V, assim como ao contributo da opcional transmissão automática Powershift de sete velocidade. Soluções que prometem consumos de 5,2 l/100 km e emissões de CO2 de 117 g/km, já segundo a mais exigente norma WLTP.
Em destaque, um novo 1.0 EcoBoost Hybrid (Mild Hybrid) de 48V, com potências que vão dos 125 aos 155 cv, e que, conjugado com uma caixa manual de seis velocidades, consegue, segundo a Ford, consumos de 5,1 l/100 km e emissões de 115 g/km CO2. Isto, graças, também, à troca do tradicional alternador por um motor de arranque/gerador integrado accionado por correia (BISG, Belt-driven Integrated Starter/Generator), a permitir a recuperação da energia normalmente perdida durante as travagens e consequente armazenamento numa bateria de iões de lítio dedicada. À qual o motor elétrico vai buscar energia para apoiar, por exemplo, nas acelerações, reduzindo, ao mesmo tempo, o esforço do motor de combustão.
A par deste bloco, uma segunda versão do mesmo 1.0 EcoBoost, mas sem apoio elétrico - ou seja, exclusivamente a gasolina... -, e com potências que variam entre os 100 e os 125 cv. E que, acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades, promete os mesmos 5,1 l/100 km de média nos consumos, a par de um ligeiro aumento nas emissões: 106 g/km CO2.
Finalmente e porque o Diesel continua a ter peso na Europa, a disponibilização do também já conhecido 1.5 EcoBlue, proposto com potências que variam entre os 95 e os 120 cv. E que, conjugado com caixa manual de seis velocidades - também existe uma transmissão automática de oito velocidades, em opção... -, anuncia consumos na ordem dos 4,0 l/100 km e emissões de CO2 de 106 g/km.
Como complemento a qualquer um destes propulsores, um sistema de modos de condução com três opções - Normal, Sport e Eco -, sendo que, a versão Active, de cariz mais aventureiro, conta ainda com um modo 'Slippery' (Escorregadio), para utilização em pisos de aderência mais difícil.
Tecnologias em alta
Igualmente no domínio das tecnologias, a disponibilização da mais recente evolução do conhecido sistema de comunicação e entretenimento SYNC 4, o qual, apoiado num novo ecrã táctil central de 13,2 polegadas, anuncia uma maior capacidade de aprendizagem, a partir do comportamento dos condutores. Além da compatibilidade wireless com Apple CarPlay e Android Auto.
Também neste ecrã, passam a estar integrados, embora sem qualquer elemento físico, os comandos do aquecimento e ventilação.
A destacar, ainda, a possibilidade de actualizações de software via wireless (Ford Power-Up), na maior parte dos casos, sem necessidade de qualquer intervenção dos clientes, assim como do acesso experimental e gratuito à 'Navegação Conectada' e às subscrições 'Ford Secure'. As quais permitem funcionalidades como as informações de trânsito em tempo real, meteorologia e informações sobre estacionamento. Bem como dados de 'Perigo Local', para uma melhor experiência do cliente, e 'Serviços para Veículos Roubados, sinónimo de assistência 24 horas em caso de roubo, localização e recuperação.
No apoio à condução, novas tecnologias de iluminação, como é o caso do Controlo Automático de Máximos ou da Luz de Manobra, assim como de soluções como o Assistente de Ângulo Morto com Leitura de Reboque, Assistência em Cruzamento e Alerta de Ocupante Traseiro.
Focus ST: a cereja no topo do bolo...
Igualmente apresentada, foi a nova versão Focus ST, disponível tanto na carroçaria hatchback, como station, e que, graças também ao 'toque' da Ford Performance, ganha não somente um visual ainda mais arrojado, fruto de vários novos pormenores - grelhas do tipo 'ninho de abelha', grandes aberturas laterais, saias lateriais, apêndices aerodinâmicos e novas jantes de 18"... -, como um interior atualizado. A começar, pela instalação de novos bancos desportivos de comandos elétricos e certificação AGR.
Em termos de motor, um 2.3 Ecoboost a gasolina de 280 cv e 410 Nm, sobrealimentado por um turbocompressor de fluxo duplo ('twin-scroll') com tecnologia de redução de inércia ('anti-lag). E que, além de uma caixa manual de seis velocidades, conta, ainda, com o contributo, no desempenho e eficácia, de um diferencial autoblocante eletrónico que melhora o comportamento em curva e a motricidade em aceleração, bem como de um sistema de Controlo Contínuo de Amortecimento (Continuously Controlled Damping), responsável por ajustar a resposta da suspensão, segundo o desempenho da direcção, travagem e da própria carroçaria.
Preços? Ficam para mais tarde
A terminar, referir, apenas, que a Ford optou por não divulgar, pelo menos para já, preços ou data de chegada deste novo Focus, aos concessionários. Pelo que, resta apenas recordar o valor pelo qual o actual modelo é comercializado em Portugal: 25.086,55€.
Preço, diga-se, pedido pela versão de entrada Connected, mas que, após a chegada da atualização agora apresentada, também ele será certamente atualizado...