Ford Focus renova-se com digitalização e motores Mild Hybrid

Anunciado em março, a Ford apresenta agora, de forma oficial, as novas motorizações Mild Hybrid de 48V no Focus, que ganha também maior digitalização.

Anunciado em março, a Ford apresenta agora, de forma oficial, as novas motorizações Mild Hybrid de 48V, que passam a estar disponíveis também no Focus. Modelo que se junta, assim, ao mais pequenos Fiesta e Puma, na eletrificação... soft.

Tendo por base a mesma motorização três cilindros 1.0 EcoBoost utilizada por Fiesta e Puma, este novo sistema de propulsão Mild Hybrid vem, assim, acrescentar mais duas opções de motores, à anterior oferta de motorizações deste Ford Focus. E que se destacam por conjugar o tricilíndrico a gasolina, com um sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG), a substituir o tradicional alternador.

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Esta nova solução, permite a recuperação e armazenamento da energia normalmente perdida durante as travagens e em coasting (velocidade estabilizada), para carregar a bateria de iões de lítio de 48 Volts, arrefecida a ar, e colocada sob o banco do passageiro da frente.

Com o novo EcoBoost Hybrid, a Ford Focus ganha não só potência, mas também melhores consumos e emissões
Com o novo EcoBoost Hybrid, a Ford Focus ganha não só potência, mas também melhores consumos e emissões

O BISG também actua como um motor, conjugando-se com o bloco principal e utilizando a energia armazenada na bateria, para garantir maior binário em condução normal e em aceleração, bem como na alimentação de diferentes equipamentos eléctricos.

Dois níveis de potência

Impulsionado por este sistema EcoBoost Hybrid, o Ford Focus está disponível com dois níveis de potência, 125 e 155 cv. Neste último caso, com consumos oficiais que, também segundo o fabricante, deverão fixar-se nos 5,1 l/100 km, ou seja, 17% melhores que a motorização 1.5 EcoBoost de 148 cv. Assim como em emissões de CO2 de 115 g/km, valor, tal como os consumos, obtidas já segundo o novo ciclo WLTP.

As novas motorizações Mild Hybrid vão estar disponíveis com todas as carroçarias
As novas motorizações Mild Hybrid vão estar disponíveis com todas as carroçarias

Ambas as motorizações podem ser acopladas, tanto a caixas manuais de seis velocidades, como a transmissões automáticas de oito velocidades.

Digitalização também é aposta

Outra importante novidade, é a introdução de um painel de instrumentos 100% digital de 12,3", totalmente configurável e "com definição, intuitividade e ícones mais evoluídos, além de com um amplo espectro de cores".

Também pela primeira vez disponível no modelo, vai estar a tecnologia preditiva que alerta o condutor para alterações à frente no trajeto, ainda antes de estarem visíveis - o Ford Hazard Warning.

Aproveitando a renovação em termos de motores, o Ford Focus recebe ainda um painel de instrumentos 100% digital

A par desta tecnologia, presente, ainda, o sistema remoto de abertura/fecho de portas, arranque remoto (apenas nas versões com caixa automática de oito velocidades), localizador do veículo, sistema de informações do automóvel, carregamento wireless de smartphones, SYNC 3 com navegação, Cruise Control Adaptativo, sensores de estacionamento à frente e atrás, e câmara traseira.

Mild Hybrid disponível com todas as versões

De resto, importa também referir que as novas motorizações Mild Hybrid vão estar disponíveis com todos os níveis de equipamento - Titanium, Active, ST-Line e Vignale - e carroçarias - quatro e cinco portas, além de carrinha.

Não abdicando totalmente dos comandos físico, o Focus exibe, igualmente, um generoso ecrã táctil, parte do SYNC 3
Não abdicando totalmente dos comandos físico, o Focus exibe, igualmente, um generoso ecrã táctil, parte do SYNC 3

Por conhecer, fica, assim, apenas a data de lançamento, nomeadamente, no mercado nacional, e com que preços.