Anunciado em março, a Ford apresenta agora, de forma oficial, as novas motorizações Mild Hybrid de 48V, que passam a estar disponíveis também no Focus. Modelo que se junta, assim, ao mais pequenos Fiesta e Puma, na eletrificação... soft.
Tendo por base a mesma motorização três cilindros 1.0 EcoBoost utilizada por Fiesta e Puma, este novo sistema de propulsão Mild Hybrid vem, assim, acrescentar mais duas opções de motores, à anterior oferta de motorizações deste Ford Focus. E que se destacam por conjugar o tricilíndrico a gasolina, com um sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG), a substituir o tradicional alternador.
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Esta nova solução, permite a recuperação e armazenamento da energia normalmente perdida durante as travagens e em coasting (velocidade estabilizada), para carregar a bateria de iões de lítio de 48 Volts, arrefecida a ar, e colocada sob o banco do passageiro da frente.
O BISG também actua como um motor, conjugando-se com o bloco principal e utilizando a energia armazenada na bateria, para garantir maior binário em condução normal e em aceleração, bem como na alimentação de diferentes equipamentos eléctricos.
Dois níveis de potência
Impulsionado por este sistema EcoBoost Hybrid, o Ford Focus está disponível com dois níveis de potência, 125 e 155 cv. Neste último caso, com consumos oficiais que, também segundo o fabricante, deverão fixar-se nos 5,1 l/100 km, ou seja, 17% melhores que a motorização 1.5 EcoBoost de 148 cv. Assim como em emissões de CO2 de 115 g/km, valor, tal como os consumos, obtidas já segundo o novo ciclo WLTP.
Ambas as motorizações podem ser acopladas, tanto a caixas manuais de seis velocidades, como a transmissões automáticas de oito velocidades.
Digitalização também é aposta
Outra importante novidade, é a introdução de um painel de instrumentos 100% digital de 12,3", totalmente configurável e "com definição, intuitividade e ícones mais evoluídos, além de com um amplo espectro de cores".
Também pela primeira vez disponível no modelo, vai estar a tecnologia preditiva que alerta o condutor para alterações à frente no trajeto, ainda antes de estarem visíveis - o Ford Hazard Warning.
A par desta tecnologia, presente, ainda, o sistema remoto de abertura/fecho de portas, arranque remoto (apenas nas versões com caixa automática de oito velocidades), localizador do veículo, sistema de informações do automóvel, carregamento wireless de smartphones, SYNC 3 com navegação, Cruise Control Adaptativo, sensores de estacionamento à frente e atrás, e câmara traseira.
Mild Hybrid disponível com todas as versões
De resto, importa também referir que as novas motorizações Mild Hybrid vão estar disponíveis com todos os níveis de equipamento - Titanium, Active, ST-Line e Vignale - e carroçarias - quatro e cinco portas, além de carrinha.
Por conhecer, fica, assim, apenas a data de lançamento, nomeadamente, no mercado nacional, e com que preços.