O primeiro motor de três cilindros a passar pelas mãos da divisão Ford Performance vai permitir ao Fiesta ST uma potência de 200 CV. O novo motor de três cilindros tem 1,5 litros de capacidade e pertence à família EcoBoost. O novo Ford Fiesta ST será apresentado já em março de 2017 no salão de Genebra e terá três modos de condução (Normal, Sport e Track) que permitem configurar a resposta do motor, da direção, do controlo de estabilidade e do som do escape. Neste último caso o Fiesta ST estreia o sistema Electronic Sound Enhancement (ESSE) e uma válvula de escape ativa de controlo de ruído, que permitem amplificar a voz desportiva do EcoBoost de 1.5 litros. É no modo Track que o Fiesta ST assume a sua atitude mais agressiva, de forma a obter os melhores tempos num eventual dia de corridas no autódromo. Neste programa o controlo de tração é desativado e o controlo de estabilidade pode ser configurado em três patamares de intervenção: alerta total, moderado e total desativação. Outra novidade, esta inédita, é a tecnologia de desativação de cilindros pela primeira vez aplicada a um motor tricilíndrico, a permitir desligar um dos seus três cilindros em situações de desaceleração para redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 para os 114 g/km. O sistema corta a alimentação de combustível e desativa as válvulas desse cilindro de forma automática em apenas 14 milissegundos, reativando-o quando necessário com a mesma rapidez. Irmão do conhecido motor EcoBoost de um litro, este novo 1.5 utiliza turbocompressor, injeção direta de alta pressão e controlo variável de válvulas. Este Fiesta ST mais potente está agendado para o início de 2018 nas versões de três e cinco portas e poderá ser embelezado com uma grelha frontal inspirada no modelo de competição e com jantes exclusivas de 18 polegadas. Para potenciar o comportamento em curva o Fiesta ST conta com o efeito de vetorização de binário através da travagem, travando a roda dianteira interior para reduzir a tendência para a subviragem. No habitáculo distingue-se pelos bancos desportivos Recaro e pelo volante cortado.