Ainda hoje o modelo mais vendido da marca da oval, na Europa, o Ford Fiesta acaba de ver reforçados os seus argumentos, através não só de um incremento da mais recente tecnologia, mas também e principalmente, com a introdução da última evolução dos motores EcoBoost. Nos quais, não falta sequer uma versão Mild Hybrid!
Até aqui, um dos modelos da marca norte-americana já com mais tempo de serviço e sem atualizações significativas, o Ford Fiesta recebe agora, cerca de três anos após o lançamento, uma importante renovação. Centrada não somente na tecnologia, como também nos motores.
LEIA TAMBÉM
Ford Puma acrescenta Diesel e caixa automática à oferta em Portugal
Assim e mesmo sem trazer alterações significativas no capítulo estético, destaque, nesta atualização, para o reforço da componente tecnológica, com o Fiesta a adoptar, por exemplo, a mais recente evolução do sistema de informação e entretenimento da marca, o SYNC 3. Que, além de prometer maior intuitividade e facilidade na utilização, traz consigo um novo e maior ecrã táctil de 8".
Ainda no habitáculo, um novo sistema de carregamento de smartphones por indução, contribui para acentuar a evolução tecnológica que passa, também, pela disponibilização da nova funcionalidade FordPass Connect. A qual, permite, por exemplo, trancar ou destrancar as portas, ligar a ignição (apenas nas versões com caixa automática de sete velocidades), ou apenas localizar e conhecer a condição em que o veículo se encontra, recorrendo a um simples smartphone.
Segurança (também) reforçada
Já no capítulo da segurança e apoio à condução, o Ford Fiesta a passa a contar com tecnologias como o Cruise Control Adaptativo com sistema de arranque automático e reconhecimento de sinais de trânsito, além da Assistência ao Estacionamento em Perpendicular, Alerta de Passagem de Veículos na Traseira com Travagem de Emergência, e dois novos modos de condução: Sport e Trail. Estes, a juntar aos já existentes Normal, Eco, e Slippery, ou Piso Escorregadio.
Fiesta também passa a ser híbrido
Contudo, tão importante quanto estes sistemas de segurança, é a introdução, no domínio dos motores, da mais recente evolução do conhecido três cilindros 1.0 litros EcoBoost a gasolina. Que, inclusivamente, passa a contar com uma variante Mild Hybrid de 48V, a que foi dado o nome de EcoBoost Hybrid.
Apresentada, pela primeira vez, em finais de 2019, com o novo Puma, esta nova motorização surge disponível, no Fiesta, com potências de 125 e 155 cv. Caraterizando-se pela presença de um motor de arranque/gerador elétrico accionado por correia (BISG), que vai buscar a energia a uma bateria de iões de lítio de 48V. Esta última, recarregável apenas com a energia desperdiçada na travagem e no arranque.
Além de garantir um acréscimo entre 20 e 24 Nm no binário, sem necessidade maior esforço da parte do motor de combustão, este sistema pode mesmo elevar, no caso da motorização de 155 cv, o binário máximo aos 240 Nm. Isto, ao mesmo tempo que garante 50% mais de binário, quando a baixas rotações.
De resto e a par do papel que desempenha no arranque, este sistema Mild Hybrid serve, também, para apoiar o motor de combustão na aceleração, ao mesmo tempo que garante energia para fazer funcionar os sistemas elétricos auxiliares do veículo. Contribuindo, dessa forma, para menores consumos de combustível, com a Ford a falar numa poupança que, em trajeto combinado, pode chegar aos 5%, no caso da versão de 125 cv e quando comparada com o EcoBoost tradicional. Ou até mesmo aos 10%, quando numa utilização exclusivamente urbana.
Finalmente e ainda parte das novidades, a disponibilização, com o modelo, de uma nova caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
À espera dos preços
Proposto, entre nós, com cinco derivações - a versão de entrada Connected, a versão de inspiração crossover Active, o desportivo ST-Line, o exclusivo Vignale, e o mais radical ST3 -, o agora renovado Fiesta não tem, no entanto, ainda preços confirmados para Portugal, nem mesmo quando é que poderá estar disponível na rede de concessionários oficiais da marca da oval azul.