A produção do Ford Fiesta acaba no dia 7 de julho, após 47 anos de vida e mais de 18 milhões de unidades vendidas. Mas é só este utilitário que deixa de ser fabricado porque a plataforma vai continuar a ser utilizada noutros modelos da marca como o Puma.
Um dos mais populares modelos do segmento B vai deixar de ser produzido oficialmente no próximo dia 7 de julho, após uma presença de 47 anos no mercado.
A alteração das preferências dos consumidores para veículos da tipologia SUV ou crossover. assim como a crescente popularidade dos elétricos levou a uma diminuição da procura do Fiesta.
A sentença de morte foi confirmada há cerca de oito meses quando a Ford anunciou que necessitava de libertar espaço na sua fábrica de Colónia, na Alemanha, onde irá produzir o SUV elétrico europeu Explorer.
As duas últimas unidades do Fiesta vão ser mantidas pela Ford, sendo que uma delas irá para a frota histórica internacional e a outra para a frota histórica do Reino Unido.
Espaço necessário para os elétricos
"Decidimos fabricar o nosso veículo elétrico de volumes elevados em Colónia", afirmou, no ano passado, o diretor geral da Ford e Martin Sander- "Chegamos a um ponto em que necessitamos de espaço para construção porque vamos transformar a fábrica do Fiesta numa fábrica de veículos elétricos a bateria. Por isso tivemos de tomar a decisão de acabar com a produção do Fiesta".
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Aquele modelo é um dos históricos da Ford e desde o seu lançamento em 1976 que já foram produzidas mais de 18 milhões de unidades em todo o mundo. O Fiesta vai ser substituído indiretamente pela versão elétrica do Puma.
O Fiesta não vai ser o único modelo icónico da Ford a desaparecer porque o Focus também irá ter o mesmo destino, estando previsto o fim da sua produção para 2025.