Estreia na Noruega. Ford F-150 Lightning chega à Europa

O primeiro país da Europa a receber a pick-up elétrica da Ford, F-150 Lightning, é a Noruega, na sequência de uma forte pressão por parte

O primeiro país da Europa a receber a pick-up elétrica da Ford, F-150 Lightning, é a Noruega, na sequência de uma forte pressão por parte dos consumidores junto da marca. Este modelo será disponibilizado na versão Lariat Launch Edition com cabina Super Crew. Autonomia anunciada é de 386 km. 

A pick-up elétrica norte-americana da Ford, a F-150 Lightning, vai chegar à Europa e o primeiro país a receber este modelo no Velho Continente vai ser a Noruega, já que a pressão junto da marca tem sido bastante elevada.

"Tive, literalmente, clientes a bater à minha porta a pedir a introdução da 'pickup' elétrica na Noruega", confessa Per Gunnar Berg, Diretor Geral da Ford Noruega. "O F-150 Lightning é o parceiro ideal para muitos clientes na Noruega, graças à sua capacidade em satisfazer o nosso desejo de aventura, ao mesmo tempo que desenvolvemos a nossa paixão pela proteção ambiental". 

https://youtu.be/gXPV2mgK4ug

A pick-up elétrica da Ford vai estar disponível num número limitado de versões especiais F-150 Lightning Lariat Launch Edition, com cabina Super Crew e exclusiva pintura metalizada Antimatter Blue, que serão produzidas Rouge Electric Vehicle Center, em Dearborn (EUA). 

Potência de 458 cv

A F-150 Lightning está equipada com dois motores elétricos, que desenvolvem uma potência de 458 cv e um binário de 1050 Nm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos. Para apoiar o utilizador, esta pick-up possui tração integral e conta com quatro modos de condução: Normal, Sport, Off-Road e Tow/Haul.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 98 kWh utilizáveis, permitindo percorrer até 386 quilómetros, segundo o ciclo norte-americano EPA. A Ford refere que é possível recuperar entre 15% a 80% em 39 minutos num posto rápido de 150 kW. 

A F-150 Lightning também pode ser utilizada como uma fonte de energia móvel, graças ao  sistema Pro Power Onboard que pode fornecer até 2,3 kW, possibilitando a ligação de ferramentas, dispositivos eletrónicos e aparelhos eletrodomésticos, num local de trabalho ou quando se pretende acampar na natureza, disponibilizando, para o efeito, tomadas elétricas incorporadas.

A pick-up elétrica da Ford oferece ainda um espaço de arrumação sob o capot, denominado Mega Power Frunk, com volume de 400 litros e 181 kg de capacidade, sendo resistente à água e drenável.

Tecnologia apoia condução

O habitáculo, que permite acomodar cinco ocupantes, recebeu um ecrã central digital de 15,5" que inclui o sistema de infotainment Ford SYNC 4A, sendo compatível com Apple CarPlay 11 e Android Auto. 

O painel de instrumentos digital de 12 polegadas utiliza uma interface personalizável para permitir ao condutor selecionar as informações mais importantes. As tecnologias também ajudam os proprietários a tirar o máximo partido das potencialidades de transporte da pick-up

LEIA TAMBÉM
Vídeo: Ford F-150 elétrica reboca 450 toneladas

A câmara traseira torna mais simples o alinhamento e acoplagem de um reboque. Balanças de Bordo e Smart Hitch utilizam o ecrã central para apresentar uma estimativa do peso da carga útil da plataforma de carga e da distribuição do peso do reboque. 

Por sua vez, o Pro Trailer Backup Assist 6 torna mais simples as manobras de marcha-atrás com reboque, permitindo aos condutores monitorizar o progresso da manobra através do ecrã táctil de 15,5 polegadas e manobrar utilizando um controlador dedicado.