Com base Volkswagen. Ford Explorer Electric chega em janeiro de 2024

O Explorer é o primeiro elétrico da Ford baseado na plataforma MEB da Volkswagen, desenvolvido e construído na Europa. Trata-se de um SUV

O Explorer é o primeiro elétrico da Ford baseado na plataforma MEB da Volkswagen, desenvolvido e construído na Europa. Trata-se de um SUV de dimensões médias que chega ao mercado em janeiro de 2024 e estará disponível com tração traseira ou integral.

O primeiro veículo elétrico da Ford desenvolvido com base na plataforma MEB da Volkswagen é o Explorer, que já está disponível para pré-reserva, estando previsto que as primeiras unidades deixem a fábrica de Colónia em dezembro e aos concessionários em janeiro.

O Ford Explorer é um SUV médio de cinco lugares que combina um estilo exterior norte-americano com um ADN europeu. A secção frontal é dominada por um "escudo" em vez da grelha tradicional.

O habitáculo conta com materiais sofisticados e caraterísticas premium como sejam os bancos desportivos esculpidos e uma sofisticada barra de som mais típica em concept-cars revolucionários do que em veículos familiares.

A consola central é dominada pelo ecrã tátil de 15" com orientação vertical, que possibilita o acesso ao sistema de infoentretenimento SYNC Move, totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, integração sem fios para aplicações e tecnologia. 

Tecnologia avançada

O ecrã pode deslizar suavemente para cima e para baixo, não só se adequando às necessidades do condutor, mas também oculta um espaço de armazenamento privado, para guardar objetos de valor. 

Entre os bancos dianteiros encontra-se uma consola de 17 litros, que pode comportar um laptop de 15 polegadas, combinando-se com um espaço de arrumação privado e com outro disponível na bagageira, de acesso mãos-livres, com uma capacidade de 470 litros.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-galeria_008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ford-Explorer-Electric_001.jpg]

O equipamento de série compreende bancos dianteiros e volante aquecidos, banco do condutor com função massagem e sistema de climatização, este permitindo ao condutor e passageiro da frente escolher a sua própria temperatura. 

A dotação de série inclui ainda entrada sem chave e tampa de bagageira de acesso mãos-livres, significando que os proprietários podem aceder a esse espaço mesmo quando têm os braços ocupados por um qualquer kit desportivo, recorrendo a um simples movimento com o pé sob o para-choques traseiro.

Sistemas de assistência

A Ford não revelou valores relativos à capacidade da bateria nem à autonomia porque o veículo "ainda está na fase de homologação", mas reivindica que é possível recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em 25 minutos.

O carregamento pode ser efetuado em postos públicos ou numa wallbox doméstica. O sistema de navegação pode ajudar a encontrar os pontos de paragem mais convenientes na estrada, ou, caso o carregamento se faça em casa, pode ser programado para usar eletricidade mais barata, quando disponível, garantindo uma bateria completa e um habitáculo pré-aquecido para saídas antecipadas. 

LEIA TAMBÉM
Para fazer crescer a oferta. Ford aposta em segunda solução química de baterias

Para apoiar a condução estão disponíveis vários sistemas de assistência, destacando-se, em estreia na Ford na Europa, o sistema de Ajuda à Mudança de Faixa para uma suave e segura transição entre faixas de rodagem com uma simples pressão do indicador de mudança de direcção, e o sistema Clear Exit Assist que gera um aviso na eventual aproximação de um ciclista, imediatamente antes da abertura das portas, nos movimentados centros das cidades.

Disponível com tração traseira ou integral, o novo SUV médio elétrico da Ford será proposto em dois níveis de equipamento - Explorer e Explorer Premium - com preços abaixo de 45 mil euros. As pré-reservas encontram-se já abertas, sendo possível passar á fase de reserva definitiva em setembro. Para os restantes potenciais interessados, as reservas abrem em outubro.