Ford Explorer Plug-In Hybrid. Entregas na Europa já começaram

SUV de 7 lugares e motorização híbrida plug-in, o Ford Explorer começou já a sua aventura europeia, com a entrega da primeiras unidades e preços de 84.210€.

Modelo com um já longo percurso nos EUA, o Ford Explorer, SUV de 7 lugares e motorização híbrida plug-in, começou já a sua aventura europeia, com a entrega da primeiras unidades aos clientes do Velho Continente. Em Portugal, o modelo está já disponível, com preços a partir de 84.210€.

Proposta que vem suprimir uma lacuna na gama da Ford, passando a funcionar igualmente como o novo porta estandarte deste tipo de veículos, no seio da oferta do construtor, o Ford Explorer chega à Europa, após quase 20 anos de comercialização nos EUA, com o objectivo declarado de disputar um lugar entre os SUV, não apenas de de 7 lugares, mas também híbridos.

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De resto, sob o capot dianteiro, o Explorer exibe um potente motor EcoBoost a gasolina V6 3,0 litros, que, conjugado com um motor elétrico, anuncia uma potência e binário combinados, de 457 cv e 825 Nm. Valores que fazem deste modelo o Ford híbrido mais potente da atualidade, com a gestão destes dois predicados, entregue a uma transmissão automática de 10 velocidades.

A apoiar o motor elétrico, um gerador e bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, cujo carregamento, tanto pode ser feito a partir de uma fonte externa, como através do sistema regenerativo, quando em andamento. No caso de se optar pelo carregamento externo, a Ford fala em até 5h50m para um carregamento completo em tomada de 230V, ou então, 4h20m, quando feito através da Ford Connected Wallbox, disponível em opção, ou num posto de carregamento público compatível com a FordPass Charging Network.

Uma vez com as baterias carregadas, o Explorer consegue circular em modo exclusivamente elétrico, durante cerca de 42 km (ciclo WLTP), assim como, quando em modo híbrido, anunciar médias nos consumos a partir de 3,1 l/100 km, e emissões de CO2 de 71 g/km. Valores, já segundo o novo ciclo WLTP.

Para poder escolher quando e como utilizar a energia existente nas baterias, o condutor tem à disposição quatro modos elétricos - EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge -, sendo que, quando a carga atinge um nível demasiado baixo, o sistema reverte automaticamente para o modo EV Auto, com o qual passa a utilizar, preferencialmente, o V6 a gasolina, com o motor elétrico a funcionar como apoio.

Além da Tracção Integral Inteligente (Intelligent All-Wheel Drive), a ajudar, por exemplo, a rebocar até 2.500 kg de peso, o Ford Explorer conta ainda com o sistema Terrain Management System (Sistema de Gestão da Tração), com oito modos de condução, configurados segundo o tipo de condução e piso: Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand. E a que se junta ainda o Controlo de Ajuda em Inclinação (Hill Descent Control), tecnologia que acaba sendo mais uma ajuda, na condução off-road.

Tecnologias de assistência à condução também em alta

Tecnológico na propulsão e na forma como avança, o Ford Explorer Plug-In Hybrid segue o mesmo caminho no que às tecnologias de assistência ao condutor diz respeito, ao integrar, por exemplo, Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa, além do novo Assistente de Travagem em Marcha-Atrás.

A acompanhar estas ajudas, não somente os sete verdadeiros lugares e uma capacidade de carga que pode chegar aos 2.247 litros, mas também soluções de funcionalidade e conforto que passam pelos 5 pontos de corrente de 12 volts, portas USB duplas na primeira e segunda fila de bancos, 12 porta-copos e Controlo de Climatização Tri-Zona. Mas, também, assentos dianteiros com aquecimento e refrigeração, 10 regulações eléctricas e função de massagem; bancos aquecidos na segunda fila, base de carregamento wireless (sem fios) para dispositivos compatíveis, volante aquecido, cortinas solares retráteis na segunda fila, vidros escurecidos na segunda e terceira filas, e um sistema de Som B&O premium, com 14 altifalantes e 980W de saída.

Proposto, entre nós, apenas na versão ST-Line, o Explorer oferece, ainda, um ecrã táctil de 10,1 polegadas, montado em posição central, além de jantes em liga leve de 20 polegadas, mas também grelha, barras de tejadilho e protecções das portas em preto brilhante.

https://youtu.be/kCFrpnobYac

Quanto a preços, o novo Ford Explorer está já disponível, no mercado nacional, com um preço de arranque de 84.210€.