Quantas vezes não lhe aconteceu já, começar abrir a porta do carro e, de repente, passar-lhe a centímetros outro carro, mota ou bicicleta? Porque este simples gesto é motivo de milhões de acidentes, um pouco por todo o mundo, a Ford está a desenvolver um novo sistema de alerta e prevenção, a que deu o nome de Exit Warning. Para ajudar a acabar com os 21 mortos registados em Portugal, só em 2017…
Desenvolvido ao abrigo da campanha "Share The Road", a qual procura promover a harmonia entre os utilizadores da estrada, esta nova tecnologia, a que a Ford deu o nome de Exit Warning, aproveita os sensores que grande parte dos veículos de hoje em dia já possuem. Nomeadamente, para alertarem para a presença de outros veículos nos ângulos mortos, ou até mesmo para detectar e travar automaticamente, quando existe o perigo de embate, até mesmo, com bicicletas.
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Utilizando estes sensores, o sistema Exit Warning analisa permanentemente os movimentos dos outros utilizadores da estrada, que se aproximam do veículo, tanto pelo lado do condutor como pelo lado do passageiro. Sendo que, sempre que o sistema da Ford deteta a abertura de uma porta e percebe que existe o perigo de causar um acidente, acciona de imediato um alarme, para avisar, quer o condutor, quer o passageiro.
LEDs, mas não só...
Quanto ao alerta, é feito através de LEDs em vermelho vivo, integrados nos espelhos retrovisores e no revestimento interior das portas, que começam de imediato a piscar, alertando não só os ocupantes, como também os outros utilizadores da estrada que se preparam para passar junto ao veículo.
No entanto e porque o sistema se encontra ainda em desenvolvimento, a Ford revela ainda que os engenheiros estão a testar, em conjunto com este sistema de alerta, um novo mecanismo de abertura das portas, o qual deverá impedir momentaneamente a sua abertura completa, até o sistema Exit Warning determinar que é seguro fazê-lo. Algo que, acrescente-se, os ocupantes do veículo podem anular manualmente, em situações de emergência.
Seguem-se os testes com clientes
Embora ainda sem data de comercialização, a Ford revela ainda que, após os testes com condutores e ciclistas da própria Ford, os engenheiros irão organizar, nos próximos meses, testes com clientes, também como forma de garantir que a tecnologia se adapta aos mais variados mercados, sejam eles de veículos de condução à direita e à esquerda, com diferentes configurações de estradas e faixas de rodagem.
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Numa altura em que são cada vez mais as pessoas a utilizarem bicicletas e trotinetes nas grandes cidades, a Ford recorda que, só no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas, por ano. Já na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3.500 acidentes.
Em Portugal e embora não existam números seguros deste tipo de sinistro, terão sido registados, segundo a marca da oval, 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros, só em 2017.