A culpa é... do futuro. Ford vai despedir 3.800 trabalhadores na Europa

Depois dos rumores, eis que a Ford acaba de confirmar a intenção de avançar com o despedimento de 3.800 trabalhadores na Europa.

Depois dos rumores, eis que a Ford Motor Company acaba de confirmar a intenção de reduzir drasticamente a sua mão de obra na Europa, eliminando um total de 3.800 postos de trabalho. Sendo que, a culpa deste despedimento, é, segundo também refere o fabricante, do futuro já anunciado para a própria indústria automóvel.

Ainda segundo revelou a empresa norte-americana, destes 3.800 postos de trabalho a eliminar, 2.800 são de colaboradores envolvidos na engenharia e produção dos veículos da oval azul, enquanto 1.000 estão relacionados com áreas como os serviços administrativos, marketing, vendas e distribuição.

Quanto aos países mais afectados, a Ford avança que 2.300 dos trabalhadores a dispensar estão sediados na Alemanha, 1.300 trabalham no Reino Unido, e os restantes 200 estão dispersos por outros países europeus.

A Ford prepara-se para dispensar mais de metade da sua força trabalhadora na Europa
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Em declarações à Automotive News Europe, o Director Geral dos Modelos Ford e na Europa, Martin Sander, procurou explicar o despedimento agora confirmado, defendendo que, com a transição para a mobilidade elétrica que o sector está a fazer, "são necessários bastante menos meios para produzir sistemas de propulsão".

"A verdade é que estamos a caminhar para um mundo em que são necessárias menos plataformas e, como tal, também menos trabalho de engenharia. Essa é a razão por que temos de tomar as medidas agora anunciadas", concluiu.

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Apesar destes cortes, a Ford não deixa de recordar que, em 2025, contabilizará, ainda assim, 3.400 colaboradores nas áreas relacionadas com a engenharia. Meios que, por outro lado, também permitirão ao fabricante chegar a 2035 com uma já prometida gama de veículos totalmente elétricos, à venda na Europa.

Nova gama (elétrica) a caminho

Aliás e ainda sobre esta nova oferta, vale a pena recordar que a Ford pretende começar a transformação já este ano, com a apresentação de um novo modelo, fabricado em Colónia, na Alemanha, com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Sendo que, com base na mesma arquitectura, surgirá ainda um segundo modelo.

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Entretanto, para 2024, é esperado a versão 100% elétrica do Puma, cuja produção decorrerá na fábrica da oval azul em Craiova, na Roménia.

Finalmente, por conhecer continua se, tanto o Mondeo, já descontinuado, como o Focus, cujo fim está anunciado para 2025, terão sucessores elétricos. Sendo que, neste domínio, a única certeza é de que a Ford não pretende continuar com a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, local de onde o Focus continua a ser produzido, estando, inclusivamente, em conversações para a sua venda os chineses da BYD.