Depois dos rumores, eis que a Ford Motor Company acaba de confirmar a intenção de reduzir drasticamente a sua mão de obra na Europa, eliminando um total de 3.800 postos de trabalho. Sendo que, a culpa deste despedimento, é, segundo também refere o fabricante, do futuro já anunciado para a própria indústria automóvel.
Ainda segundo revelou a empresa norte-americana, destes 3.800 postos de trabalho a eliminar, 2.800 são de colaboradores envolvidos na engenharia e produção dos veículos da oval azul, enquanto 1.000 estão relacionados com áreas como os serviços administrativos, marketing, vendas e distribuição.
Quanto aos países mais afectados, a Ford avança que 2.300 dos trabalhadores a dispensar estão sediados na Alemanha, 1.300 trabalham no Reino Unido, e os restantes 200 estão dispersos por outros países europeus.
Em declarações à Automotive News Europe, o Director Geral dos Modelos Ford e na Europa, Martin Sander, procurou explicar o despedimento agora confirmado, defendendo que, com a transição para a mobilidade elétrica que o sector está a fazer, "são necessários bastante menos meios para produzir sistemas de propulsão".
"A verdade é que estamos a caminhar para um mundo em que são necessárias menos plataformas e, como tal, também menos trabalho de engenharia. Essa é a razão por que temos de tomar as medidas agora anunciadas", concluiu.
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Apesar destes cortes, a Ford não deixa de recordar que, em 2025, contabilizará, ainda assim, 3.400 colaboradores nas áreas relacionadas com a engenharia. Meios que, por outro lado, também permitirão ao fabricante chegar a 2035 com uma já prometida gama de veículos totalmente elétricos, à venda na Europa.
Nova gama (elétrica) a caminho
Aliás e ainda sobre esta nova oferta, vale a pena recordar que a Ford pretende começar a transformação já este ano, com a apresentação de um novo modelo, fabricado em Colónia, na Alemanha, com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Sendo que, com base na mesma arquitectura, surgirá ainda um segundo modelo.
Entretanto, para 2024, é esperado a versão 100% elétrica do Puma, cuja produção decorrerá na fábrica da oval azul em Craiova, na Roménia.
Finalmente, por conhecer continua se, tanto o Mondeo, já descontinuado, como o Focus, cujo fim está anunciado para 2025, terão sucessores elétricos. Sendo que, neste domínio, a única certeza é de que a Ford não pretende continuar com a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, local de onde o Focus continua a ser produzido, estando, inclusivamente, em conversações para a sua venda os chineses da BYD.