Ford acaba com “carros aborrecidos” e será “a Porsche do TT”

Anúncio já feito, em tempos, por um outro fabricante automóvel japonês, também a Ford quer deixar de fabricar “carros aborrecidos”. Embora e neste caso, para… ser “a Porsche do todo-o-terreno”?!

Depois de ter promovido uma autêntica revolução na sua gama, não apenas nos EUA, como também na Europa, onde decretou a morte de carros emblemáticos como o Mondeo, o Fiesta e ainda do Focus, a norte-americana Ford quer agora substituir toda a esta oferta, por modelos que não sejam “aborrecidos”.

A afirmação foi feita, ainda em setembro, pelo próprio CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, garantindo que a marca da oval azul estava, a partir daí, “a sair do negócio dos carros aborrecidos e a entrar no negócio dos veículos icónicos”.

Entretanto e passados apenas alguns meses sobre essa declarações, numa altura em que, na Europa, o construtor continua a ofensiva elétrica com o lançamento do SUV Explorer e do SUV-Coupé Capri, Farley reforça a promessa feita, ao sentenciar que a Ford tem como objectivo tornar-se na “marca off-road número 1 no mundo”. Ou, dito de outra forma e ainda segundo palavras do próprio CEO, tornar-se na “Porsche do todo-o-terreno”!

A sustentar este objectivo, surgem modelos/versões como a F150 Tremor, o Bronco ou ainda a Raptor, três propostas que, só em 2024, representaram 20% das vendas da Ford no mercado americano. Mas que, recorde-se, o construtor também já comercializa do lado de cá do Atlântico.

Entretanto, parece ganhar força um rumor que já não é novo e que fala na possibilidade, não só de um Mustang de quatro portas, como também e principalmente, de uma variante mais offroad do “muscle car”, com tracção às quatro rodas e pneus para todo-o-terreno. Resumidamente, uma espécie de 911 Safari.

De resto, notícias postas a circular no ano passado davam conta da apresentação de um protótipo do género, que terá sido apresentado, à porta fechada, durante uma reunião com a rede de concessionários norte-americanos.

Conhecido internamente pelo nome de “Mach 4”, o modelo ter-se-á dado a conhecer com um motor de combustão semelhante ao do coupé, avança o site Motor1.

Seja como for, Jim Farley também já garantiu, no último Salão Automóvel de Detroit, que a Ford está aberta a “todo o tipo de possibilidade” e que “não existem, realmente, limites”.

Se a isto juntarmos a garantia, dada pelo mesmo responsável, de que Mustang não desaparecerá, pelo menos, enquanto ele for líder do construtor de Dearborn, parece cada vez mais perto da realidade a possibilidade da Porsche poder vir a ter na Ford um novo adversário de peso, no que ao off-road diz respeito…