A Ford acaba de anunciar que os seus veículos elétricos vão poder passar a carregar as baterias, num futuro próximo, nos Superchargers da Tesla. Vantagem que, refere também o fabricante, terá implementação progressiva, embora e numa fase inicial, apenas nos mercados norte-americano e canadiano.
O anúncio foi feito durante uma emissão ao vivo na rede social Twitter, em que participaram o CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, e o fundador da Tesla, Elon Musk.
Nestas declarações, Farley revelou, ainda, que, além de passarem a poder recorrer aos Superchargers, os proprietários dos futuros veículos elétricos (EV) Ford continuarão a poder utilizar as tomadas de carregamento mais convencionais.
A afirmação do CEO deixa antever que, os futuros EV da marca da oval azul, possam, ou vir a integrar um adaptador que lhes permita ligar-se aos Superchargers, ou contar com os dois tipos de fichas.
LEIA TAMBÉM
Com base Volkswagen. Ford Explorer Electric chega em janeiro de 2024
O site Inside EVs recorda que a Tesla utiliza uma solução denominada North American Charging Standard (NACS), desde que se estreou com o Model S. Sendo que, já mais recentemente, decidiu abrir a sua rede de carregamento a outros fabricantes automóveis, através de uma solução a que chamou Magic Dock, e que permite que veículos equipados com tomada CCS1 possam ligar-se a alguns Superchargers, mediante a utilização de um adaptador que se encaixa no posto de carregamento.
2024 para alguns modelos, 2025 para a nova geração
Entretanto e na sequência das declarações de Farley, a Ford veio já anunciar que, "a partir do próximo ano, modelos como o Mustang Mach-E, a F-150 Lightning e a E-Transit, vão poder ter acesso aos Superchargers através da utilização de um adaptador".
Depois e já a partir de 2025, altura em que a marca de Dearborn tem previsto dar a conhecer a sua nova geração de EV, "os veículos elétricos Ford surgirão com a tomada NACS de série, eliminando a necessidade do adaptador para acederem aos Superchargers da Tesla".
De resto e sobre a rede de carregamento da marca fundada por Elon Musk, a Ford reconhece que "apresenta uma excelente fiabilidade", ao mesmo tempo que tomada "é mais pequena e mais leve. Em suma, garante uma experiência de utilização superior aos consumidores".