A Ford vai iniciar um programa de testes com clientes do furgão E-Transit na Europa, a partir do verão. Realizados em condições reais de operação, os testes destinam-se a confirmar se o novo veículo elétrico consegue responder às exigências dos clientes, antecipando o seu lançamento na primavera de 2022.
A Ford vai iniciar um programa de testes com clientes europeus do novo furgão E-Transit. Os protótipos irão integrar as frotas de grandes empresas para operações em condições reais de utilização e em atividades tão diversas como abastecimento de supermercados, entregas a domicílio, serviços postais e serviços públicos.
Os testes serão conduzidos na Alemanha, Noruega e Reino Unido, ao abrigo de um extenso programa de desenvolvimento do furgão elétrico de duas toneladas de carga útil da marca, antecipando o seu lançamento na primavera de 2022.
Os testes vão ter início a partir do final do verão destes ano, tendo sido concebidos para confirmar se o furgão elétrico consegue responder às exigências de uma vasta gama de cenários operacionais.
Os engenheiros da Ford irão utilizar os dados recolhidos durante os testes para otimizar a tecnologia de veículos conectados do E-Transit, designadamente as funcionalidades de gestão de autonomia.
Várias opções de carroçaria
A frota de testes dos protótipos do Ford E-Transit incluirá versões furgão e chassis-cabina com diversas transformações, incluindo carroçarias refrigeradas, veículos de caixa aberta ou basculantes, com diversos comprimentos interiores ou de caixa.
Na fase de lançamento do Ford E-Transit estarão disponíveis uma vasta gama de opções de carroçaria, comprimentos, alturas de tecto e peso bruto. A oferta prevê um total de 25 variantes possíveis para responder a uma ampla gama de aplicações.
O compartimento de carga do Ford E-Transit será idêntico aos das versões equivalentes com motor de combustão, permitindo, deste modo, facilitar as transformações e permitir aos operadores a reutilização das estruturas internas do novo furgão elétrico.
O sistema ProPower Onboard, que faz a estreia nos comerciais ligeiros, fornece até 2,3 kW de energia através de tomadas "standard" para conversões de energia e equipamentos, quer na cabina, quer na zona de carga. Os furgões E-Transit oferecem um volume útil de carga de até 1616 kg nos furgões e de até 1967 kg nos chassis-cabina.
LEIA TAMBÉM
Ford E-Transit chega em 2021 com autonomia de até 350 km
O motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 200 kW, sendo a autonomia prevista de até 350 quilómetros, incluindo o Modo Eco e o Pré-Condicionamento Programado.
Os utilizadores vão beneficiar ainda da nova tecnologia SYNC 4, com ecrã de 12 polegadas e, em opção, navegação conectada à nuvem, melhorada, entretanto, através de atualizações automáticas de software, por via remota.
Segundo a Ford, os custos totais de utilização serão 40% inferiores em comparação com os modelos equipados com motores de combustão interna, graças a uma diminuição das despesas com manutenção e energia.