A Ford está a participar num projeto-piloto que tem o objetivo de avaliar a utilização da tecnologia fuel-cell na E-Transit.
A Ford está avaliar a potencial da tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio num teste que está a ser realizado no Reino Unido com uma unidade da E-Transit.
A experiência tem o objetivo de ajudar a proporcionar uma melhor autonomia de condução com zero emissões, com cenários de utilização intensiva de energia.
A Ford Pro irá aproveitar o projeto-piloto para expandir a sua experiência em conversões, apoiando-se nos engenheiros locais e nos especialistas da E-Transit das instalações de Dagenham e do Centro Técnico de Dunton, no condado de Essex, no Reino Unido.
O projeto conta com o financiamento parcial do Advanced Propulsion Centre e destina-se estudar a aplicação da tecnologia da célula de combustível nos veículos comerciais, reunindo os conhecimentos especializados da Ford nesta área com a experiência dos peritos em células de combustível e operadores de frotas, incluindo a Ocado Retail.
Outros parceiros no projeto são a bp, na captação e utilização de hidrogénio e requisitos de infraestrutura; a Cambustion, responsável pelos testes do sistema de célula de combustível; a Viritech, na conceção de sistemas de armazenamento de hidrogénio; e a Cygnet Texkimp, como fornecedora das ferramentas em fibra de carbono dos tanques pressurizados.
O consórcio liderado pela Ford irá também ajudar a determinar a necessária infraestrutura de apoio para o reabastecimento do hidrogénio.
Extensor de autonomia
As células de combustível de hidrogénio produzem eletricidade através da combinação de hidrogénio, existente num depósito a bordo, e oxigénio, tendo a água como única emissão daí resultante.
O sistema utiliza o depósito de hidrogénio como uma "bateria a gás" para incrementar a autonomia e fornecer um carregamento mais rápido do que o proporcionado pelas baterias sólidas e pelos carregadores ligados à rede, utilizados pelos veículos elétricos.
Segundo a marca, isso poderá beneficiar os operadores em casos de utilização mais intensa, incluindo transportes de longa distância, cargas máximas, equipamentos auxiliares (como caixas frigoríficas), ou utilizadores com oportunidades limitadas de carregamento durante os turnos de operação.
Frota de testes
A Ford vai disponibilizar uma frota de testes, constituída por oito unidades E-Transit equipadas com células de combustível. Os veículos serão utilizados em períodos de seis meses, ao longo do projeto a três anos, até 2025. Os dados da frota de testes irão fornecer informações sobre os custos totais de propriedade e de operação de um furgão de grandes dimensões, com autonomia alargada e zero emissões, e um tempo operacional correspondente a um modelo equivalente equipado com um motor diesel.
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Os oito protótipos da Ford E-Transit estarão equipados com uma pilha de combustível de elevada potência, em conjunto com uma significativa capacidade de armazenamento de hidrogénio, otimizada em termos de segurança, capacidade, custo e peso. Um elemento importante do projeto permitirá avaliar a reciclagem eficiente e viável dos componentes em fim de vida útil.