A nova Ford E-Transit já está disponível no mercado nacional num total de 25 variantes, entre furgões e chassis-cabina simples ou dupla. Todos contam com uma bateria de 68 kWh que oferece uma autonomia de até 317 km. Preços também são conhecidos.
A Ford iniciou a comercialização em Portugal da nova E-Transit, que já pode ser encomendada, estando prevista a chegada das primeiras unidades ao mercado nacional para o mês de outubro.
Desenvolvida a partir da gama Transit de combustão, a nova versão elétrica será proposta nos derivativos furgão e chassis-cabina, que serão disponibilizados nos pesos brutos de 3500 kg, 3900 kg e 4250 kg. A gama totaliza 25 variantes, entre furgões, chassis-cabina simples e dupla.
A oferta dos furgões compreende três comprimentos de carroçaria (L2, L3 e L4), que oferecem volumes úteis de carga de 9,5 m3 a 15,1 m3, e a dos chassis-cabina apenas dois (L3 e L4). A carga útil pode chegar a 1,02 toneladas e 1,77 toneladas, respetivamente. As versões de 3500 kg foram homologadas como N1, enquanto as de 3900 kg e 4250 kg como N2.
A Ford E-Transit recebe uma bateria com uma capacidade de 68 kWh que oferece uma autonomia de até 317 km com velocidade máxima limitada a 90 km/h ou de 258 km sem essa limitação.
A E-Transit tem sempre tração traseira e suspensão anterior independente, sendo a altura de carga igual à da versão de combustão.
Duas motorizações
Instalada por baixo do compartimento de carga para oferecer o mesmo volume útil da versão equivalente de combustão e instalada entre os eixos, a bateria alimenta um motor elétrico que oferece um binário máximo de 430 Nm e opção entre 135 kW e 198 kW de potência máxima.
Em função das necessidades, os utilizadores têm à escolha três perfis de condução: Normal, Eco e Escorregadio. Para otimizar a autonomia também está disponível um sistema de regeneração da energia das desacelerações e travagens, que pode ser ativado no comando giratório do seletor de condução.
A gama E-Transit vai ser comercializada nos níveis de equipamento Base e Trend. Todos os veículos contam com especificações significativamente acrescidas comparativamente aos conteúdos das variantes diesel equivalentes.
O nível de equipamento Base inclui o Controlo Eletrónico da Temperatura do Ar, Arranque Sem Chave, bancos aquecidos, pára-brisas Quickclear e espelhos elétricos aquecidos. A E-Transit recebe o sistema de comunicações e informação SYNC 4, sendo controlado através de um ecrã tátil de 12 polegadas.
Aposta na segurança
Já as versões Trend acrescem funcionalidades para aumento de produtividade como o Ford Connected Navigation System, que permite o planeamento da rota mais eficiente e atualizar o condutor relativamente às informações sobre carregamento, tráfego, disponibilidade de estacionamento em tempo real, bem como o sistema Intelligent Range, apresentando valores mais precisos no domínio da distância até vazio.
No capítulo da segurança, a E-Transit já ganhou um Gold Award do Euro NCAP pelo seu abrangente conjunto de sistemas de assistência à condução, incluindo a assistência à pré-colisão com deteção de peões, cruise control adaptativo com reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de ângulo morto com aviso de mudança de faixa, assistente de saída e manutenção de faixa e assistência de cruzamentos.
Entre os novos sistemas de assistência ao condutor, que ajudam a minimizar os custos de reparação, incluem-se a Assistência à Travagem em Marcha-Atrás, câmara e sensores para detetar peões, ciclistas e obstáculos estáticos em manobras de marcha-atrás, podendo gerar um aviso antes de imobilizar automaticamente o veículo caso o investimento ou irá gerar um impacto positivo na atividade comercial.
Os condutores beneficiam ainda de uma nova câmara panorâmica de 360º que mostra a periferia da envolvente da E-Transit no ecrã do painel de instrumentos de 12 polegadas, ajudando a evitar obstáculos aquando de manobras em espaços apertados, em que a visão é mais limitada.
Rede preparada
Para além de poupanças significativas nos custos de combustível, a Ford Pro estima que os custos de manutenção e de reparação durante a propriedade serão 40% mais baixos do que nas versões correspondentes com motor diesel.
A Ford Pro oferece um intervalo de revisões de um ano e quilometragem ilimitada, o melhor da classe, e uma garantia de oito anos ou 160.000 km para todos os componentes elétricos de alta voltagem, incluindo cobertura para degradação excessiva, isto é, abaixo dos 70% de capacidade.
LEIA TAMBÉM
Ford E-Transit regista mais de 5000 encomendas
A partir do lançamento do E-Transit, a rede Ford Pro Service encontra-se totalmente preparada para assistir Veículos Elétricos (VE), com 1.500 concessionários certificados EV em toda a Europa, e mais de 4.500 reparadores autorizados com todas as capacidades de serviço.
Preços
Em termos de preços, a versão de entrada da E-Transit, a Van 350 L2H2 Trend 135 kW N1 - é proposta a partir de 73.109 euros, enquanto a versão diesel com um nível de equipamento de potência equivalentes é proposta por 45.000 euros.
Por sua vez, a versão Van 350 L2H2 Trend com motorização de 190 kW custa mais 2100 euros. Quanto à 350 L3H3 Trend, os preços são de 73.617 euros e 75.783 euros para as motorizações de 135 kW e 198 kW, respectivamente. Quanto à L4 Van Trend N1 de 135 kW e 190 kW, estas são comercializadas a partir de 74.633 euros e 76.799 euros.
No que se refere ao chassis-cabina simples, os preços vão dos 71.990 euros aos 76.921 euros.