Ford E-Transit chega em 2021 com autonomia de até 350 km

A Ford vai lançar a versão elétrica do seu comercial de grandes dimensões, E-Transit, anunciando uma autonomia de até 350 km.

A Ford vai lançar a versão elétrica do seu comercial de grandes dimensões, E-Transit, no mercado europeu em 2021, anunciando uma autonomia de até 350 km. A marca refere que a capacidade de carga será semelhante às versões com motor de combustão.

A Ford apresentou oficialmente a versão elétrica a bateria do seu comercial de grandes dimensões, E-Transit, que será lançada em 2021. A gama será proposta em oito configurações, incluindo três comprimentos de carroçaria, três alturas de tecto e três pesos brutos (3500 kg, 3900 kg e 4250 kg).

A Ford E-Transit estará disponível como furgão de mercadorias, chassis-cabina simples e dupla, chassis para transformação, num total de 25 derivativos.

A marca norte-americana refere que a Transit elétrica foi desenvolvida com o conhecimento acumulado de 48 milhões de quilómetros de dados de telemática de clientes e está convencida que o modelo de produção irá proporcionar a autonomia adequada baseada nas necessidades das frotas.

A Ford E-Transit recebe uma bateria com uma capacidade de 67 kWh que assegura uma autonomia de até 350 quilómetros no ciclo combinado WLTP na versão de chassis médio e tecto médio.

O motor elétrico desenvolve uma potência de 198 kW (269 cv) e um binário de 430 Nm, tornando este furgão no mais potente comercializado na Europa com motorização elétrica.

Suspensão traseira independente

A Ford vai disponibilizar várias soluções de carregamento em função das necessidades da frota e dos operadores. A E-Transit pode ser carregada em corrente alterna (AC) ou contínua (DC) em modo rápido.

O carregador de bordo de 11,3 kW é capaz de fornecer uma carga de 100 por cento em até 8,2 horas. Utilizando um carregador rápido DC de alta potência de até 115 kW, a E-Transit pode recarregar a bateria de 15 a 80 por cento em cerca de 34 minutos.

A bateria está localizada por baixo do piso de carga, permitindo disponibilizar o mesmo volume de carga do que as versões de combustão interna com tração traseira, podendo chegar aos 15,1 m3 no furgão de chassis longo e tecto alto.

Ao contrário de concorrentes como o Mercedes-Benz eSprinter, o Volkswagen eCrafter ou a Renault Master Z.E., a Ford W-Transit tem tração traseira, pois a marca norte-americana considera que essa solução é a que melhor se adequa quando o veículo está carregado.

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Outra novidade no segmento dos furgões de grandes dimensões consiste na adoção de uma suspensão traseira independente em vez do tradicional eixo rígido.

A Ford E-Transit vai oferecer uma capacidade de carga útil de até 1616 kg no furgão de mercadorias e 1967 kg nos chassis-cabina.

Soluções úteis

A Ford E-Transit possui como opção a Pro Power Onboard, que permite aos clientes transformar o veículo numa fonte de energia móvel, fornecendo até 2,3 kW para alimentar ferramentas e equipamentos no local de trabalho ou no trânsito.

O interface padrão FordPass Connect oferece conectividade perfeita para ajudar os clientes de veículos comerciais a gerir e otimizar a eficiência da frota, com uma gama de serviços dedicados para veículos elétricos disponíveis através da solução de frota da Ford Telematics.

A Ford E-Transit também traz a tecnologia de comunicações e entretenimento SYNC4 para veículos comerciais, apresentando um ecrã tátil de 12 polegadas fácil de usar, além de reconhecimento de voz e navegação melhorada. Com as atualizações SYNC over-the-air, o software da E-Transit e a tecnologia SYNC vão beneficiar dos novos recursos e das mais recentes melhorias de qualidade.

Em termos de assistência à condução destaque para os sistemas de Reconhecimento de Sinais de Trânsito7e o Intelligent Speed Assist, que identificam as restrições de velocidade e permitem que os gestores de frota definam os limites de velocidade do veículo.