Ford E-Transit ganha autonomia e versões minibus

A Ford Pro acompanhou a concorrência ao aumentar a autonomia da E-Transit para até 402 quilómetros, graças a uma nova bateria de 89 kWh

A Ford Pro acompanhou a concorrência ao aumentar a autonomia da E-Transit para até 402 quilómetros, graças a uma nova bateria de 89 kWh, e procura fazer a diferença com a disponibilização de versões Minibus, com lotação de 9 a 16 passageiros.

A Ford Pro introduziu uma nova opção de bateria na E-Transit, com capacidade de 89 kWh, que permite alargar a autonomia em 28% até aos 402 km. Este aumento destina-se a satisfazer as necessidades das frotas que operam fora dos centros urbanos, mais que ainda querem beneficiar da produtividade acelerada dos veículos comerciais elétricos e conectados.

As versões com autonomia alargada da E-Transit estão equipadas com um carregamento de bordo de 22 kW, possibilitando um carregamento noturno em corrente alterna em menos de seis horas.

A capacidade de carregamento em corrente contínua aumentou de 115 kW para 180 kW, o que significa que é possível ganhar até 116 quilómetros de autonomia em dez minutos. Para recuperar entre 10% a 80% do nível de carga são necessários 28 minutos.

Para a eficiência contribui ainda a bomba de calor com injeção de calor, que é de série, permitindo aquecer o habitáculo, mesmo sob baixas temperaturas.

19 versões disponíveis

Para ajudar a baixar os custos totais de propriedade, todas as versões da E-Transit, standard e autonomia alargada, passam a beneficiar de um intervalo de manutenção de dois anos, com quilometragem ilimitada.

A E-Transit com autonomia alargada é proposta em 19 versões, incluindo comprimentos L3 e L4, furgões, cabinas duplas em furgões e estilos de carroçaria de chassis-cabina simples, com pesos brutos de 3500 kg a 4250 kg. 

LEIA TAMBÉM
Preços conhecidos. Ford E-Transit já está disponível em Portugal

A carga útil máxima é de 1460 kg para os furgões e de 1814 kg para os chassis-cabina, com um peso rebocável até 750 kg para as versões com um peso bruto de 3.500 kg. 

O Pro Power Onboard também está disponível para fornecer 2,3 kW de potência externa a partir da bateria do veículo para alimentar ferramentas, equipamentos e conversões.

Versões Minibus

A Ford Pro alargou a oferta da gama E-Transit com novas versões Minibus, que se destinam a satisfazer as necessidades de operadores de táxis, escolas e municípios na eletrificação das suas frotas, além de responderem às novas medidas que impõem a diminuição das emissões.

A nova E-Transit Minibus está disponível numa versão até 15 lugares, transformada na Turquia pela Isri a partir do furgão vidrado L3. Os clientes podem configurar o assento dianteiro do passageiro simples ou duplo, assim como uma lotação para nove ou 12 lugares. 

A E-Transit Minibus pode ter tecto normal ou alto, enquanto o equipamento de série compreende ar condicionado, aquecimento traseiro da cabina e degrau de acesso elétrico. A nova proposta pode ser encomendada nos concessionários Ford, podendo ser especificada com bateria standard ou alargada para a versão de nove lugares ou standard para a 12 lugares. 

A Ford Pro Special Vehicles está também a avaliar a possibilidade de fornecer o furgão E-Transit vidrado através da sua rede de 200 unidades Ford Pro Convertor para conversões mais especializadas, como o transporte acessível a cadeiras de rodas.

Ford Pro Telematics

Com o objetivo de auxiliar os proprietários e gestores de frotas estão disponíveis as soluções completas Ford Pro para o carregamento em armazéns, domicílios e locais públicos, que incluem a instalação e a manutenção do hardware, bem como um software inteligente para ajudar a gerir o carregamento para uma eficiência e um tempo de atividade otimizados.

Os gestores de frotas podem acompanhar facilmente o desempenho do carregamento e a eficiência energética de cada um dos seus veículos utilizando o software Ford Pro Telematics, bem como definir janelas de carregamento para tirar partido de tarifas de energia mais baratas, bloquear os carregadores para evitar a utilização não autorizada e pré-condicionar a bateria para obter a máxima autonomia de condução.

Além de otimizar a gestão de energia, os gestores de frotas podem ainda supervisionar toda a sua frota num único sistema, através dos painéis e informações Ford Pro Telematics, que são compatíveis com frotas mistas, incluindo veículos elétricos, híbridos plug-in e a combustão, bem como veículos que não sejam da marca Ford. 

As ferramentas Ford Pro também podem ajudar os clientes a identificar rapidamente quais os casos de utilização de veículos no seu negócio que podem ser substituídos, de igual para igual, por versões Transit elétricas.