IVOTY e IPUA. Dobradinha para a Ford nos comerciais e nas pick-up em 2024

A Ford obteve uma dobradinha nos prémios de "International Van of the Year" de 2024 e "International Pick-Up Award" de 2024-2025.

A Ford obteve uma dobradinha nos prémios de "International Van of the Year" de 2024 e "International Pick-Up Award" de 2024-2025. Foi a terceira vez que a marca norte-americana ganhou os dois prémios no mesmo ano.

A Ford obteve uma dobradinha em 2024 com a conquista dos prémios "International Van of the Year" e "International Pick-Up Award", atribuídos por um júri constituído por 25 jornalistas da imprensa especializada europeia às novas gerações do Transit Custom e da Ranger, respetivamente.

Após as dobradinhas em 2013 e 2020, a Ford voltou a ganhar, pela terceira vez, os dois prémios no mesmo ano, mais do que qualquer outra marca.

"Este é um momento de orgulho para as nossas equipas Ford em todo o mundo, empenhadas em fornecer produtos de qualidade aos nossos clientes", afirmou Tim Slatter, Vice-Presidente de Programas de Produto da Ford, durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Solutrans, em Lyon.

"Estamos muito satisfeitos pelo facto de o júri ter reconhecido a qualidade dos nossos mais recentes veículos comerciais, concebidos com o objetivo de apoiar as necessidades de negócio dos clientes em todas as profissões", acrescentou o responsável.

Transit Custom ganha nos comerciais

Na eleição do "International Van of the Year" de 2024, a Ford Transit Custom mereceu um consenso alargado por parte dos membros do júri, ganhando com naturalidade.

A segunda geração deste modelo recebeu uma plataforma totalmente nova, preparada para receber diferentes tipos de motorizações: diesel, híbrida plug-in e elétrica. 

Relativamente à geração anterior, a distância entre-eixos cresceu 20 centímetros para permitir acomodar as baterias e outros componentes elétricos dos modelos eletrificados que serão lançados em 2024.

A nova Transit Custom está disponível em dois comprimentos de carroçaria, L1 e L2, com 5,05 e 5,45 metros. A largura é a mesma do modelo anterior (1,78 metros), mas aumentou entre as cavas das rodas para 1,39 metros. O volume útil de carga situa-se entre os 5,8 m3 e os 6,6 m3, enquanto a carga máxima pode atingir 1350 kg.

A gama foi alargada e disponibiliza funcionalidades digitais exclusivas, orientadas para o cliente, como um modem 5G para conetividade super rápida; atualizações de software para mais de 30 módulos dos veículos; Delivery Assist para economizar mais de 20 segundos em cada paragem; Alexa Built-in de fábrica; um volante basculante e um versátil formato de carroçaria MultiCab, permitindo desenvolver os padrões de produtividade estabelecidos pelas suas antecessoras.   

"Há que dar os parabéns à Ford Transit pela conquista do '2024 International Van of the Year Award'. Esta é a quinta vez que a Ford Transit garante o troféu IVOTY, primeiro em 2001 e depois em 2007, com as gerações altamente polivalentes de então", comenta Jarlath Sweeney, presidente do International Van of the Year.

"Pouco depois do seu lançamento, a versão exclusiva de uma tonelada da nova geração - a Transit Custom - obteve o troféu em 2013 e em 2020, repetindo-o agora em 2024. Parabéns a todos os envolvidos por esta importante proeza," sublinhou.

Tripla para Ford Ranger

Na sequência dos testes realizados em Atenas, na Grécia, no passado mês de outubro, a Ford Ranger conquistou, pela terceira vez, o trofeu de "International Pick-Up Award", estabelecendo um novo recorde.

A Ranger é o produto mais global da Ford, tendo sido desenvolvida no Centro de Engenharia da Ford na Austrália, sendo construída em seis fábricas Ford em quatro continentes e muito apreciado pelos clientes europeus. A Ranger tem sido a pick-up mais vendida na região nos últimos oito anos e representa quase metade de todas as vendas de pick-ups na Europa. 

LEIA TAMBÉM
Ford Ranger e Volkswagen Amarok dividem vitória no IPUA 2024-2025

A capacidades de todo-o-terreno da nova Ranger, o seu excelente desempenho em estrada e um nível sem precedentes de conectividade e tecnologia foram alguns dos motivos que convenceram os membros do júri a atribuir esta distinção à pick-up de uma tonelada da marca norte-americana.

"A Ford conseguiu agora um 'hat-trick' ao conquistar três troféus 'International Pick-up Award' com o seu 'best-seller' Ranger", refere Jarlath Sweeney. "Nesta sétima edição do IPUA, a sexta geração do Ranger junta-se aos títulos conquistados em 2013 e 2020. Parabéns à equipa de desenvolvimento global da Ford pela conceção deste veículo excecional".