Com base MEB. Ford agenda apresentação do seu elétrico de genes alemães

Depois da compra das plataformas MEB ao Volkswagen Group, eis que a Ford acaba de agendar a apresentação do seu novo crossover elétrico médio

Solução que visa, também, emagrecer custos, a Ford avançou para a aquisição de arquitecturas dedicadas para veículos elétricos MEB ao Volkswagen Group e que servirão de base para alguns dos seus futuros elétricos. O primeiro dos quais, um crossover elétrico médio, dá-se a conhecer ao mundo já no próximo dia 21 de março.

O anúncio foi feito, através de um tweet, publicado na rede social Twitter, pelo director geral da Ford Model e Europa, Martin Sander, no qual este responsável mostram igualmente, uma imagem do director de Design da Ford Europa, Amko Leenarts, a levantar um pouco da cobertura que pende sobre aquilo que pretende ser um novo modelo.

Aliás e sobre esta nova proposta, as notícias já divulgadas fazem acreditar que se trata de um Crossover Médio, o qual será produzido em Colónia, na Alemanha.

Amko Leenarts, Director de Design da Ford Europe
Amko Leenarts, Director de Design da Ford Europe

Recordar, igualmente, que a Ford também já anunciou a intenção de produzir um Crossover Desportivo, a partir da mesma plataforma MEB, levando muitas vozes a considerar que estes dois novos elétricos serão uma espécie de familiares afastados dos Volkswagen ID.4 e ID.5.

De resto e partindo deste pressuposto, é de esperar, igualmente, que os dois modelos com o emblema da marca da oval venham a ostentar grande parte dos predicados técnicos das propostas alemãs. Ainda que tal opção dependa, em grande parte, daquilo que foi o acordo assinado entre os dois fabricantes.

LEIA TAMBÉM
Graças à parceria com a VW. Ford pode fabricar um segundo EV com base MEB

Em termos de gama, o novo Crossover Médio da Ford deverá posicionar-se abaixo do Mustang Mach-E e acima do futuro Puma elétrico, esperado para 2024, com origem na fábrica da marca da oval azul em Craiova, na Roménia.

Vale a pena também recordar que a Ford fixou como objectivo tornar-se 100% elétrica até ao final da presente década, sendo que, a partir de 2030, só comercializará veículos zero emissões.

https://twitter.com/MSander22/status/1628780761238077446

Entretanto e a ajudar a estas metas, a expectativa de que o modelo cuja apresentação acaba de ser agendada, mas do qual ainda não se sabe sequer o nome, possa entrar em comercialização ainda este ano de 2023, recebendo, posteriormente e um pouco mais para a frente, o apoio (comercial) do já referido Crossover Desportivo.