A verdade é que pensávamos já ter visto tudo: confrontos com modelos concorrentes, motas, aviões, até mesmo entre propostas iguais, com motorizações diferentes. No entanto, a Ford acaba de inaugurar um novo tipo de confronto - com uma réplica telecomandada!
Espécie de batalha de David contra Golias, a Ford decidiu colocar à prova a sua nova versão mais desportiva do crossover Puma, o ST, frente a um adversário, no mínimo, inusitado: uma réplica de Ford Puma ST telecomandada!
Primeiro SUV à venda na Europa com assinatura Ford Performance e que tem como um dos maiores argumentos, um 1.5 EcoBoost a gasolina, a anunciar 200 cv de potência, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, o Puma ST deslocou-se, assim, ao famoso circuito britânico de Brands Hatch, para um verdadeiro teste - não de velocidade de ponta, mas de agilidade.
Com a piloto de ralis Louise Cook ao volante, o Puma ST foi obrigado a medir forças com uma réplica telecomandada de si próprio, à escala 1/10, controlada pelo piloto RC profissional Lee Martin, detentor de seis título europeus e 13 britânicos nesta categoria.
O confronto, que teve direito a registo em vídeo e a que a Ford deu o título de "Puma ST vs. Puma RC", foi feito nos seguintes moldes: enquanto o ST era obrigado a fazer uma volta completa ao traçado do Brands Hatch Indy Circuit, à partida, num tempo-alvo de cerca de 60 segundos, a réplica RC telecomandada tinha como objectivo completar três voltas à pista de karts de Brand Hatch, com uma distância total de 220 metros por volta. E que procura reproduzir, na perfeição, as seis curvas do Brands Hatch Indy Circuit.
LEIA TAMBÉM
No Puma e Fiesta. Ford introduz caixa automática nos motores EcoBoost Hybrid
A miniatura, que é também um exemplar único, desenvolvido especialmente para esta corrida pela empresa britânica Designworks, e que se baseia numa plataforma ARC R12FF, com tracção dianteira e motor elétrico de 402 W, argumentos que lhe permitem atingir uma velocidade máxima de 80 km/h em apenas 3,0 segundos, tinha como tempo-alvo, cerca de 20 segundos por volta.
Curioso com o desfecho? O vídeo aí está, para acabar com todas as dúvidas...