A Ford vai ter cinco comerciais elétricos até 2024 e concluir o programa de renovação da gama com o lançamento do Transit / Tourneo Custom e Transit / Tourneo Courier. Entretanto vai ser aprofundada com a relação com a joint-venture Ford Otosan, que passa a deter a fábrica de Craiova, na Roménia.
A gama de comerciais da Ford vai passar a ter cinco modelos elétricos até 2024, no âmbito do programa de aceleração do seu programa de eletrificação, o qual prevê que as vendas de comerciais ligeiros sejam exclusivamente de veículos elétricos até 2035. Nessa atura, a Ford também pretende atingir a neutralidade carbónica, não só em termos de produto, como de fabrico, cadeia de abastecimento e logística.
O plano de eletrificação da Ford prevê o estabelecimento de unidades de negócio independentes para veículos de combustão, Ford Blue, elétricos, Ford Model, e comerciais, Ford Pro.
Após o início da comercialização do Ford E-Transit de duas toneladas no segundo trimestre de 2022, a marca pretende reforçar a sua oferta com mais quatro modelos: Transit Custom e Tourneo Custom, em em 2023; Transit Courier e Tourneo Courier, em 2024.
A mais recente geração dos comerciais compactos da Ford será produzida na fábrica de Craiova, na Roménia, em 2023, mas as versões elétricas só chegarão no ano seguinte. Os novos Transit Courier e Tourneo Tourier estão a ser desenvolvidos pela Ford Otosan que também assumirá a propriedade da fábrica romena, quando estiver concluído o processo de autorização junto das autoridades reguladoras.
Reforço com Ford Otosan
Joint-venture estabelecida entre a Ford Motor Company e a Koç Holding, a Ford Otosan é uma das mais longas e bem-sucedidas uniões do género na indústria automóvel a nível global.
"Congratulamo-nos com esta oportunidade de fazer crescer a nossa 'joint-venture' com a Koç Holding e aproveitar esta parceria estratégica para melhor conseguirmos utilizar os nossos recursos e conhecimentos na Roménia", afirmou Stuart Rowley, presidente da Ford of Europe.
"A Ford Craiova é hoje uma sólida história de sucesso, pelo que acreditamos que através da experiência e especialização da Ford Otosan em matéria de eletrificação e de veículos comerciais pode atingir níveis de realização ainda mais elevados," refere o responsável da marca.
Quanto à nova geração da Ford Transit Custom e Tourneo Custom, esta contará com uma arquitetura otimizada que permitirá a disponibilização de versões com motor de combustão interna, híbrida plug-in e totalmente elétrica. Entre as caraterísticas da nova geração destaque para uma altura total inferior a dois metros, uma menor altura do plano de carga.
As novas Transit Custom e Tourneo Custom contarão com reforços ao nível de equipamento, destacando-se o travão de estacionamento elétrico, keyless entry & start, porta lateral deslizante elétrica, ar condicionado com três zonas, navegação conectada, câmara de 360º.
Gigafactory em Ankara
O ambicioso plano de eletrificação da Ford será apoiado por uma gigafactory, nos arredores de Ankara, na Turquia, que será uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa. O projeto resultará de uma joint-venture entre a Ford, a SK On Co e a Koç Holding. Para o efeito já foi assinado um memorando de entendimento entre as três entidades.
LEIA TAMBÉM
Ford E-Transit. Já conduzimos os primeiros protótipos
A joint-venture irá fabricar células de Níquel NMC para montagem nos módulos de matriz das baterias. A produção deverá arrancar o mais tardar a meio da presente década, com uma capacidade anual que deverá rondar a faixa entre os 30 e os 45 GWh.
O investimento que os três parceiros estão a planear para a joint-venture de baterias – incluindo o apoio do Governo turco – irá beneficiar, diretamente, os grandes e pequenos operadores de veículos comerciais em toda a Europa, reduzindo os custos de energia e de operação, ao mesmo tempo que gera um contributo positivo para a redução de dióxido de carbono.