A Ford acaba de anunciar a introdução, pela primeira vez, de uma nova caixa automática de sete velocidades para os motores EcoBoost Hybrid, com a qual promete não apenas menores consumos e emissões, como também melhores performances e diversão na condução.
Disponível para o motor 1.0 EcoBoost Hybrid, proposto nas gamas Fiesta e Puma, esta nova transmissão automática de sete velocidades junta-se, assim, à tecnologia EcoBoost Hybrid da Ford, a qual recorre a um motor de arranque/gerador, accionado por correia, para recuperar a energia normalmente dissipada durante a fase de travagem e desaceleração. Também para carregar a bateria de iões de lítio de 48V.
De resto, o sistema de arranque/gerador funciona igualmente como motor, assistindo, neste caso, o bloco térmico com um binário adicional de 20 Nm, de forma a melhorar, não só a eficiência do consumo de combustível, mas também a performance e a aceleração imediata, dependendo das condições de condução.
Segundo a Ford, a aceleração do Puma 1.0 EcoBoost Hybrid de 125 cv, com caixa automática de sete velocidades, melhora em cerca de 4%, quando comparada com a da versão não-híbrida. Ao passo que, a versão mais potente (155 cv) do mesmo modelo, vê a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, melhorar para os 8,7 segundos.
LEIA TAMBÉM
Também já é híbrido. Ford Fiesta renova-se com tecnologia e novos EcoBoost
Outra característica desta conjugação, é o facto de, no modo de condução Sport, a caixa automática de sete velocidades manter as relações mais baixas, durante mais tempo, como forma de garantir uma resposta mais desportiva. Sendo que, as versões ST-Line e ST-Line Vignale do Puma, contam ainda com patilhas desportivas no volante, para passagem manual das mudanças da caixa, com o objectivo de garantir sensações ainda mais desportivas.
Além deste equipamento, a inclusão da transmissão automática de sete velocidades permite adicionar, pela primeira vez, a funcionalidade Stop & Go, no Cruise Control Adaptativo. Solução que garante a imobilização total do veículo, em situações de tráfego urbano de pára-arranca, sem intervenção do condutor, retomando igualmente a marcha, no caso da imobilização não exceder os três segundos.
Apostada na eletrificação da sua gama na Europa, o Puma EcoBoost Hybrid e o Fiesta EcoBoost Hybrid são, apenas, dois dos 17 veículos eletrificados que a Ford tem previsto lançar, na Europa, até ao final do presente ano.