Ford Bronco. A lenda está de regresso

Com o objetivo de concorrer com o Jeep Wrangler, a Ford desenvolveu a nova geração do Bronco, que se assume como um verdadeiro puro e duro.

Com o objetivo de concorrer com o Jeep Wrangler, a Ford desenvolveu a nova geração do Bronco, que se assume como um verdadeiro puro e duro, capaz de ultrapassar quase todas as situações em todo-o-terreno. Começa a ser produzido no início de 2021.

A nova geração do Bronco representa o regresso de um modelo que deixou o mercado em 1996, após uma carreira comercial de 31 anos.

Ao anunciar o regresso deste modelo ao seu portefólio, a Ford referiu que o veículo combinava a robustez de um Série F com o espírito de um Mustang. O novo Ford Bronco foi projetado concorrer diretamente com o novo Jeep Wrangler.

A nova geração do Ford Bronco estará disponível, pela primeira vez, numa versão de duas portas, que se virá juntar à variante clássica de quatro portas.

Nova gama Ford Bronco chega em 2021
Nova gama Ford Bronco chega em 2021

A Ford reivindica que o novo Bronco foi desenhado em função da função e não da estética, para se tornar num dos líderes do segmento dos veículos "puros e duros".

O novo Bronco foi concebido para oferecer as melhores capacidades em termos de performance em todo-o-terreno, graças a uma altura ao solo de 294 mm e a uma passagem a vau de 851 mm. O ângulo de ataque é de 29º e de saída de 37.2º. Pela primeira vez estarão disponíveis, de fábrica, pneus de 32".

Trail Toolbox

O Ford Bronco recebe dois motor Ford EcoBoost, incluindo um bloco quatro cilindros de 2,3 litros com uma potência de 270 cv e um binário de 420 Nm e um propulsor V6 de 2,7 litros com 310 cv e 542 Nm.

A transmissão é assegurada por uma nova caixa manual de sete velocidades com função de márcha-atrás tartaruga, que é de série nas versões com motor de quatro cilindros. A outra alternativa é uma caixa automática de dez velocidades.

O teto das versões de três portas pode ser retirado, permitindo conduzir com "cabelos ao vento"
O teto das versões de três portas pode ser retirado, permitindo conduzir com "cabelos ao vento"

Os clientes poderão ainda optar por dois sistemas de transmissão integral. A versão base inclui uma caixa de transferências eletrónica, enquanto o sistema opcional mais avançado com uma uma caixa de transferências eletromecânica com engrenamento automático 4H.

O novo Bronco também estreia novos sistemas de assistência à condução, destacando-se o denominado Trail Toolbox, com várias funções para aventuras de fora de estrada.

LEIA TAMBÉM
Nova pick-up Ford F-150 apresentada. E com versão híbrida em estreia

Uma delas é o Trail Control, que ajuda nas descidas a baixa velocidade, ou o Trail Turn Assist, que diminui o raio de viragem das rodas em todo-o-terreno com a ajuda da vectorização de binário, o o Trail One-Pedal Drive, que oferece uma maior circulação nas manobras em marcha-atrás nas superfícies rochosas.

Gestão de superfícies

As portas do novo Bronco de quatro portas podem ser removidas, tal como sucede no Jeep Wrangler, enquanto as versões de duas portas podem receber um teto removível.

O design do interior do Ford Bronco também é inspirado no modelo original, sendo a cabina à prova de água. O tablier está preparado para receber diferentes dispositivos, incluindo smartphones, câmaras e outros.

A consola central é dominada por um ecrã tátil que pode ser de 8" ou 12"
A consola central é dominada por um ecrã tátil que pode ser de 8" ou 12"

O novo Bronco conta ainda com o novo sistema de infoentretenimento Ford SYNC4, que compreende um ecrã tátil de 12 polegadas (o ecrã de 8 polegadas é de série), câmara de 360º, sistema de navegação. Atualização de software é efetuada remotamente (over the air).

O novo Ford Bronco conta ainda com um sistema exclusivo de gestão de superfícies com sete modos selecionáveis: Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Areia (com Baja), Lama, Pedras.

A produção do novo Ford Bronco arranca no início de 2021. Os primeiros veículos deverão começar a ser entregues na primavera.