Encarado, do lado de lá do Atlântico, com um rival direto e à altura de propostas como o Jeep Wrangler ou o europeu Land Rover Defender, o Bronco é a mais recente aposta da Ford, para os fãs incondicionais do todo-o-terreno puro&duro. Americanos, porque, segundo garantiu agora a marca da oval, à Europa, é que o Bronco não chega!
A caminhada do novo Ford Bronco não poderia ter começado melhor: proposto, para já, em duas versões, Bronco e Bronco Sport, o novo todo-o-terreno da marca da oval já regista já, cumpridas que estão apenas três semanas, mais de 165 mil encomendas. Cada uma delas, confirmadas com um depósito de 100 dólares, ou seja, pouco mais de 85 euros.
O número, que a própria Ford considerou já inigualável em toda a sua história, não terá, ainda assim, sido suficiente para motivar uma mudança de estratégia da parte do construtor. O qual veio já garantir que, apesar do excelente arranque no Novo Continente, o Bronco não saltará o Oceano Atlântico, rumo à Europa.
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"O Bronco é um modelo desenhado e criado a pensar exclusivamente no mercado da América do Norte. Como tal, não existem, presentemente, quaisquer planos, para o comercializar na Europa", sentenciou, em declarações à publicação alemã Automobilwoche, um porta-voz da Ford Germany.
Desta forma e ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com o Mustang, criado para a América, mas que a Ford acabou transformando, com a apresentação da sexta geração, num modelo global, tanto o Bronco, como o Bronco Sport, deverão permanecer uma proposta exclusivamente americana, não chegando à Europa.
De resto, importa destacar que esta é uma decisão puramente estratégica, já que, até mesmo no capítulo técnico, o Ford Bronco não apresenta, à partida, aspectos que possam ser um verdadeiro impedimento, para a sua homologação na Europa.
A demonstrá-lo, surge, desde logo, o facto do Bronco utilizar a mesma plataforma do SUV Kuga, que a marca da oval já comercializa no Velho Continente.
Único aspecto a necessitar de revisão, seriam os motores, já que, presentemente, tanto o Bronco, como Bronco Sport, não possuem qualquer motorizações eletrificada, optando, antes, por uns mais tradicionais blocos exclusivamente a gasolina - no caso do primeiro, um quatro cilindros 2.3 EcoBoost de 274 cv e um V6 2.7 EcoBoost a debitar 314 cv, ao passo que, o segundo, surge disponível com um três cilindros 1.5 EcoBoost de 184 cv, ou com o quatro cilindros 2.0 EcoBoost de 248 cv.
A debater-se, neste momento, com uma média de emissões razoavelmente alta, pelo menos, face às 95 g/km de CO2 que a nova legislação europeia passou a impor, já a partir deste ano, uma das soluções, poderia ser o lançamento do Bronco, na Europa, com o mesmo sistema de propulsão híbrido plug-in, já disponível no Kuga.
Vamos, por isso, ver, como as coisas evoluem...