Já em comercialização nos EUA, onde possui uma extensa falange de fãs, o icónico todo-o-terreno norte-americano Ford Bronco está agora a caminho da Europa, ainda que em volumes muito limitados. Embora e para já, sem data ou preços definidos.
O anúncio foi feito, através de comunicado, pelo fabricante de Dearborn, EUA, salientando aquela que é uma estreia absoluta, em termos de comercialização directa e oficial, do histórico todo-o-terreno norte-americano, no Velho Continente.
Ainda de acordo com a Ford, o novo Bronco chegará naquelas que são as versões mais radicais, Outer Banks e Badlands, marcadas não apenas pelas elevadas capacidades no fora de estrada, como também por um V6 2.7 Ecoboost a debitar 335 cv e 563 Nm de binário. Além de apoiado por uma caixa automática de 10 velocidades.
LEIA TAMBÉM
Ford Bronco. A lenda está de regresso
A juntar a estes argumentos, tecnologias de transmissão como é o caso de uma sofisticada caixa de transferências electrónica de duas velocidades, tracção integral, sistema Trail Control e até sete modos de condução, além do sistema de Suspensão de Elevado Desempenho Fora de Estrada (HOSS), destinado a maximizar a agilidade e a tracção. Argumentos que granjearam para este Bronco o epíteto de 'G.O.A.T.", sinónimo de 'Goes Over Any Type of Terrain', ou, numa tradução livre para português, "Passa Por Qualquer Tipo de Terreno".
Depois e a complementar esta vocação para a aventura, uma carroçaria em que, por exemplo, os guarda-lamas não só contam com miras de delimitação, como conseguem suportar até 68 kg de peso (os dianteiros); as portas, cujas janelas não possuem moldura, podem ser removidas e arrumadas em sacos de arrumação dedicados, no caso da versão Badlands; mas também uma série de elementos de design, escondidos e distribuídos pelo carro, também conhecidos como 'Easter Eggs', e que celebram a herança do veículo.
Nascido no meio militar
De resto e sobre o peso histórico deste modelo, vale a pena recordar que foi originalmente lançado nos EUA em 1966, a partir dos veículos militares construídos pela Ford e do espírito desportivo do Mustang. Isto, com o objectivo assumido de lançar um veículo 4x4 robusto, mas também capaz de oferecer uma atitude divertida e desportiva.
De resto, a primeira geração provou, desde logo, a sua resistência e agilidade, ao vencer a Baja 1000 de 1969, feito que se manteve intocado durante mais de 50 anos, contribuindo igualmente para que mais de 200.000 exemplares da primeira geração tivessem sido comercializados nos EUA.
Aliás e ao longo de cinco gerações, lançadas entre 1966 e 1996, mais de um milhão de Broncos saíram das linhas de montagem.