A novidade chama-se BlueCruise e, embora em comercialização nos EUA desde 2021, só agora começa a chegar à Europa, ultrapassadas que já estão todas as questões legais, burocráticas e técnicas, que permitiram à Ford tornar-se no primeiro construtor automóvel autorizado a comercializar, no espaço da União Europeia, uma tecnologia que, em condições muito particulares, permite ao condutor entregar ao próprio veículo a responsabilidade da condução. Isto, em situações muito especiais, voltamos a dizê-lo...
Na base desta conquista está a conjugação de esforços entre vários sistemas já existentes e conhecidos da maior público, como é o caso do Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Inteligente (IACC), do sistema Stop&Go, da tecnologia de centragem na faixa de rodagem e do Reconhecimento de Sinais de Velocidade. Tecnologias que, atuando em conjunto, conseguem não só posicionar o automóvel na estrada e na faixa, como conduzi-lo ao longo da viagem, sem limitações em termos de tempo de atuação e a velocidades até 135 km/h.