O Fusion Hybrid, nome dado no mercado americano ao Mondeo híbrido, é o modelo utilizado pela marca nestas investigações à condução sem intervenção humana. https://www.youtube.com/watch?v=6QJeaK7U87o Três anos após o início dos testes à condução autónoma da Ford, a marca americana apresentou a segunda geração destes veículos equipados com sistemas de piloto automático. Continuando a utilizar o Mondeo híbrido (denominado Fusion Hybrid nos Estados Unidos) como 'cobaia', destaque para o facto da evolução destas viaturas permitir dotar os carros de um look mais próximo daquele dos modelos de produção, sem os radares colocados no topo que recordavam vagamente as antenas parabólicas nas carrinhas de reportagem dos canais noticiosos. A marca revelou também quais foram as principais evoluções nestas viaturas para a condução autónoma, que apesar de manterem a mesma base contam agora com equipamentos mais sofisticados. Apesar da plataforma se manter, a marca fundada por Henry Ford destaca a maior rapidez de processamento do hardware, o cérebro que comanda os sistemas de piloto automático, com controlos eletrónicos mais próximos daqueles dos modelos de produção e uma evolução nos sensores LIDAR. Estes 'orgãos' que analisam a envolvência e permitem ao veículo conhecer a sua localização, oferecem agora um desenho mais fluido do que está em redor e um campo de visão mais próximo da realidade, algo demonstrado pelo facto de agora serem apenas necessários dois destes sensores ao invés dos quatro implementados anteriormente. A Ford destaca ainda que são precisamente estes os dois elementos-chave na condução autónoma, a plataforma específica (uma evolução da que está implementada nos modelos de série) e também o sistema de condutor virtual, que engloba a forma como os carros vêm e detetam a envolvência, pensam e controlam os vários parâmetros do veículo (como a direção, pedais e transmissão). O objetivo da marca da oval azul passa agora por continuar a evoluir estes dois parâmetros, de forma a comercializar a partir de 2021 veículos totalmente autónomos, que, ao contrário dos protótipos atuais, já não vão ter volante nem pedais. Para cumprir esta meta, a marca prepara-se já em 2017 para triplicar para 90 unidades a frota de Fusion Hybrid utilizados nos testes de condução autónoma, trazendo também estas investigações para as estradas europeias.