A procurar ganhar destaque no domínio dos sistemas de condução autónoma, a norte-americana Ford acaba de anunciar um novo e mais evoluído pacote de ajudas à condução, denominado Active Drive Assist (ADA). O qual deverá chegar ao mercado já em 2021, ainda que com a garantia de que, a última palavra e responsabilidade, será sempre do Condutor...
Anunciado para o final do próximo ano, este novo Active Drive Assist (ADA) da Ford, deverá estrear-se com o primeiro crossover elétrico da Ford, o Mustang Mach-E, assim como em outros futuros produtos do construtor.
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Concebido para tornar as viagens mais seguras e menos stressantes, este novo pacote de ajudas recorrer a uma combinação de sensores exteriores e trajectos já inseridos no sistema de navegação, para permitir que o condutor possa tirar as mãos do volante e entregar a condução ao veículo. Mas, atenção: nunca retirando do condutor, a total responsabilidade, relativamente à condução.
Segundo as informações já divulgadas, na base deste novo conjunto de tecnologias está uma câmara de infra-vermelhos virada para o condutor, encarregue de monitorizar, tanto os seus olhos, como a posição da cabeça, de forma a garantir que este continua atento à estrada. Sendo que o sistema funciona, mesmo, quando a pessoa em frente ao volante está a utilizar óculos de sol ou máscara de protecção, alertando, sempre que isso acontece.
A par desta característica, o ADA da Ford foi concebido, ainda, para uma mais fácil intervenção, a qualquer momento, do condutor, na condução, por exemplo, no cumprir de uma curva que o sistema ainda não tenha apreendido. Até porque, explica o director do programa da Ford para os veículos híbridos e elétricos, Darren Palmer, "alguns dos sistemas deste tipo, existentes no mercado, têm uma atuação muito firme e forte, resistindo, mesmo, a qualquer intervenção mais pontual da parte do condutor". "Esta caraterística acaba sendo muito enervante para a pessoa que está ao volante e nós queremos ter a certeza de que o nosso sistema não será assim - se o condutor quiser retomar o controlo, só tem dar um toque na direcção".
Opcional... e, de início, apenas para a América do Norte
Com lançamento no mercado prometido com o Mustang Mach-E, este novo sistema ADAS surgirá, no entanto, como um opcional e, como tal, pago à parte. Ainda que Palmer garanta que "nós queremos que o maior número de condutores possa contar com o apoio do ADA".
Segundo as informações já divulgadas, os clientes que pretendam contar com esta nova tecnologia, terão de requerê-lo, pedindo o pacote Active 2.0 logo no momento em que encomendam o seu Mach-E, já que a instalação do respectivo hardware é de fábrica.
Cumprido este pressuposto, os clientes terão, ainda assim, de esperar pela segunda metade de 2021, para poder utilizar o seu ADA, já que será apenas nessa altura que a Ford dará início à venda do software para que o sistema possa funcionar.
Quanto a preços, Palmer garantiu, em declarações à Motor1, que "serão altamente competitivos", embora, para já, não existam ainda valores definidos. Sendo também certo que, numa fase inicial, este novo pacote de tecnologias apenas estará disponível nos mercados da América do Norte, onde, diz a Ford, já foram mapeados mais de 100.000 milhas de estrada, nos 50 estados dos EUA, e no Canadá.
Quanto ao resto do mundo, é um caso ainda a ver...