Procura um SUV capaz de levar toda a família, mas mesmo TODA a família? Então, vai gostar de saber que já existe aquilo que há muito procura - um verdadeiro SUV, de nome Force Citiline, e capaz de transportar até 10 passageiros, dispostos ao longo de quatro filas de bancos! Único senão: vai ter de importá-lo da Índia...
Proposta que não renega, de resto, o mercado para o qual foi concebido, a verdade é que o SUV Force Citiline - assim se chama este invulgar modelo... - envergonha todos aqueles SUV modernos e bonitinhos que fazem questão de alardear as vantagens decorrentes do (suposto) muito espaço, além de lotação para até sete ocupantes.
Colocado lado-a-lado com estas propostas maioritariamente europeias, o modelo indiano praticamente arrasa a concorrência, ao oferecer, graças aos seus 5,12 metros de comprimento e 3,05 m de distância entre eixos, não três, mas quatro filas de bancos. Aptas a transportar até 10 adultos, numa disposição 2+3+2+3 e todos virados para a frente, sendo que, em caso de não utilização, as costas da segunda fila podem ser rebatidas 60:40.
Já a terceira fila de bancos, com uma lotação reduzida a apenas dois passageiros, oferece, inclusivamente, um corredor central para mais fácil acesso aos três últimos lugares.
Aspectos menos positivos? Também tem…
Aliás, o acesso a todos estes lugares, apresenta-se, mesmo, como um dos aspectos, quiçá, menos conseguidos, já que o Force Citiline dispõe de "apenas" quatro portas convencionais, que não deverão facilitar, por aí além, a entrada para os últimos lugares.
LEIA TAMBÉM
Sete propostas de sete lugares para todos os gostos… e orçamentos
Outra dificuldade, tem a ver com o acomodar da bagagem, uma vez que, com a lotação completa e segundo as imagens deixam antever, o modelo indiano não contempla qualquer espaço para carga. Algo que, é certo, também acontece em muitos dos SUV europeus de sete lugares, sendo que, no caso específico deste Citiline, a solução imaginada poderá muito bem passar por uma grelha de transporte no tejadilho!
De resto e num modelo em que até mesmo o equipamento de série, do qual sobressai o sistema de ar condicionado com saídas para os lugares traseiros, surge alinhado com o mercado a que o SUV se destina, um suporte para cargas no tejadilho acabará por não beliscar a estética exterior que nos faz viajar para os já distantes anos 70 e, mais especificamente, para o Mercedes-Benz Classe G desses tempos de outrora. Ideia reforçada, inclusivamente, pelas enormes ópticas dianteiras que, não tão identificadas com o modelo alemão, mantêm a tecnologia de halogéneo de então.
Motor: Mercedes, pois claro!..
Aliás, a proximidade deste MUV - ou Multi-Utility Vehicle, como a Force Motors prefere chamar-lhe... - com a Mercedes, é igualmente perceptível no propulsor escolhido, com o Force Citiline a recorrer a um também já muito "experiente" quatro cilindros 2,6 litros alimentado a gasóleo e capaz de garantir a "estrondosa" potência de 91 cv, a par de um binário de 250 Nm. Bloco que, conjugado exclusivamente com uma caixa manual de cinco velocidades, deverá ser suficiente para fazer face aos caminhos mais exigentes onde o chassis de longarinas com suspensão double wishbone com barra de torção à frente e molas atrás, promete garantir eficácia.
No entanto e caso este não seja suficiente para o tipo de utilização a realizar, o fabricante propõe, desde já, a próxima geração de um outro modelo, o Force Gurkha, uma versão ainda mais robusta e indomável do Citiline.
O preço? Um pechincha!…
Divulgado pelo site indiano RushLane, o Force Citline está já à venda na Índia, onde apresenta um preço de entrada a rondar os 16 mil euros. Valor que, reconheça-se, não deixa de ser mais um forte argumento neste mais-do-que-SUV para famílias verdadeiramente grandes!...