Forças policiais europeias escolhem elétricos da Hyundai

Os veículos elétricos da Hyundai estão a ser uma das principais escolhas de algumas das frotas das forças policiais europeias.

Os veículos elétricos da Hyundai estão a ser uma das principais escolhas de algumas das frotas das forças policiais europeias. Entre os modelos destacam-se o SUV Kauai, o Nexo e o Ioniq!

Com as crescentes preocupações ambientais e o desenvolvimento de veículos com 0% de emissões, os responsáveis por algumas das frotas policiais europeias estão a optar cada vez mais por modelos da Hyundai.

Entre as principais razões, são apontadas as longas autonomias, a poupança no combustível e, no caso dos veículos a "fuel cell", pelos curtos espaços de tempo no reabastecimento. E os modelos preferidos são o SUV Kauai, o Nexo e o Ioniq.

Para Andreas Christoph Hofmann, vice-presidente de marketing & produto na Hyundai Motor Europe, "a notoriedade dos veículos Hyundai com 0% de emissões presentes nas frotas policiais europeias demonstra a qualidade e versatilidade dos mesmos".

O responsável conclui ainda que "o facto dos nossos veículos ecológicos serem capazes de responder às necessidades de civis e de entidades públicas, mostra que os nossos produtos podem ajudar a tornar as ruas mais seguras e mais limpas".

Kauai SUV um dos preferidos

Um dos casos apontados pela marca sul coreana é o Kauai, um SUV 100% elétrico que é uma escolha comum para frotas policiais em países como a Suíça, Holanda, Espanha ou Reino Unido.

Para tal contribuiu a sua potência superior a 100 kW, carregamento rápido e autonomia superior a 400 km. Este veículo também funciona bem como carro de vigilância, uma vez que é bastante silencioso.

A Hyundai é cada vez mais uma das principais escolhas das frotas policiais europeias

Por outro lado, a segunda geração do "fuel cell" Hyundai Nexo está a ser utilizado pelas forças policias de Inglaterra e, mais recentemente, da Alemanha. Já a polícia de Bolzano, em Itália, está a utilizar o seu antecessor, o ix35 "fuel cell", como carro de patrulha.

O Nexo apresenta um tempo reduzido de reabastecimento e uma autonomia até 666 km. É alimentado através de uma pilha de hidrogénio de 95 kW e alcança uma velocidade máxima de 179 km/h.

670 mil veículos elétricos em 2025

Já o Ioniq foi o primeiro veículo da Hyundai a estar disponível em três motorizações ecológicas: Hybrid, Plug-in Hybrid e Electric. Hoje em dia, já faz parte das frotas das forças policias em Guadalete e Bilbau, em Espanha. De salientar que a geração atual sofreu um aumento na capacidade de energia de 36% face à versão anterior e uma autonomia real de 311 km, graças à sua bateria de 38,3 kWh.

LEIA TAMBÉM
Alvo de restyling. Hyundai apresenta novo e revolucionado Santa Fé

Com uma aposta virada para a eco mobilidade, a Hyundai tem como objetivo estar entre os três principais fabricantes de veículos elétricos a nível global até 2025. Atualmente, a marca sul coreana oferece uma gama diversificada de motorizações eletrificadas no mercado.

Até 2025, a Hyundai ambiciona vender 670 mil veículos elétricos por ano. De salientar que a Hyundai Portugal desenvolveu um projeto diferenciador na área da eco mobilidade. Trata-se da Blue Academy, que tem como missão apoiar esta transição que se está a verificar no mercado.