Ford Focus ST-Line X 1.0 Ecoboost MHEV 155 cv 5p

Ford Focus ST-Line X 1.0 Ecoboost MHEV 155 cv. Bom contributo

Modelo incontornável na oferta da marca da oval azul, o Ford Focus esforça-se, hoje em dia, pelo regresso a sucessos não muito distantes. Para os quais, diga-se, esta versão ST-Line X com motorização híbrida (mHEV) de 48V, consegue mostrar argumentos capazes de a tornarem uma boa ajuda!

Dado a conhecer, pela primeira vez, aos europeus, no já distante ano de 1998, o Ford Focus continua um dos modelos mais importantes da marca norte-americana, no Velho Continente. Ainda que, hoje em dia com influência limitada à Europa Ocidental e pressionado, a exemplo da concorrência, pela avidez do mercado relativamente ao fenómeno SUV e crossover.

De resto, essa será mesmo uma das "explicações" para o surgimento deste ST-Line X que aqui ensaiamos e que visa dotar o Focus de uma imagem mais desportiva e cativante. Resultado não só de uma suspensão desportiva que dá ao modelo uma postura mais... agressiva, como também de vários outros pormenores, como é o caso do pára-choques dianteiro mais esculpido e a projectar a negra grelha frontal, das saias laterais na cor da carroçaria, ou, ainda, do conjunto de saídas de escape cromadas a destacarem-se no difusor negro. Neste caso, a fazerem companhia a um mais prolongado spoiler traseiro, na cor da carroçaria, como que a anunciar velocidade...

Ainda assim, oportunidade - não desperdiçada - de incluir alguns extras que, também eles, não deixam de fazer a diferença, como é o caso das bonitas jantes ST-Line de 18" (407€), dos faróis adaptativos em LED (1.017€) ou, até mesmo, da pintura metalizada "Desert Island Blue" (635€), um opcional e profundo Azul de que nós, pelo menos, dificilmente abdicaríamos... INTERIOR

Entrando no habitáculo, a percepção do esforço feito pela marca no sentido de prolongar as sensações desportivas transmitidas pelas linhas exteriores, ainda que, aqui, a não esconderem uma estética, talvez, um pouco conservadora em demasia. Mesmo com a aposta no couro escuro, invariavelmente marcado - no volante, no fole da caixa de velocidades, nos bancos, e um pouco por todo o lado.... - por pespontos contrastantes em vermelho, a que se juntam ainda aplicações em metal no volante, caixa de velocidades e até nos pedais.

LEIA TAMBÉM Ford Focus renova-se com digitalização e motores Mild Hybrid

Aliás, se houve algo que, definitivamente, nos agradou, foi a posição de condução, mais baixa e próxima do solo, a acentuar uma certa sensação de desportividade para a qual também o volante, com todos os ajuste e excelente pega; o banco, regulável eletricamente e com bons apoios laterais; e o apoio de pé esquerdo, bem definido, muito contribuem. Facilitando, igualmente, o acesso à generalidade dos comandos.

Também convencidos ficámos, relativamente, aos lugares traseiros, com óptima habitabilidade e costas que rebatem na horizontal, sempre que necessário. Embora ficando, sempre, num degrau acima do piso da bagageira, um pouco à imagem do que sucede com o acesso através do portão. Isto, com espaço a ser basicamente o que está à vista, já que, debaixo do piso falso, não há pneu sobressalente, mas o subwoofer do (bom) sistema de som B&Q. MECÂNICA

Numa altura em que as emissões ganham cada vez maior peso no mercado, a escolha, natural, por uma solução híbrida: o 1.0 EcoBoost mHEV de 155 cv e 170 Nm de binário. Tricilíndrico que, graças ao apoio de um sistema elétrico de 48V, consegue anunciar emissões de 122 g/km e que permitem a este Focus exibir a etiqueta Euro 6.

De resto e mesmo com sistema híbrido a garantir, por si só, 16 cv e 50 Nm de binário, além de turbocompressor com intercooler, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 11 segundos, assim como uma velocidade máxima na ordem dos 195 km/h. Valores que, não sendo propriamente um deslumbre, ainda conseguem mostrar-se mais positivos do que, por exemplo, os consumos - é que, embora a marca fale em médias de 5,2 l/100 km, numa utilização real, não conseguimos foi baixar dos 8 litros!

TECNOLOGIA

Num mercado em que a tecnologia ganha preponderância todos os dias, o Ford Focus acaba por, quiçá também por questões de preço, oferecer, de série e mesmo nesta versão mais equipada ST-Line X, o indispensável. A começar nas luzes diurnas em LED e nos faróis automáticos - os de nevoeiro dianteiros, com luzes de canto -, para passar, já no interior, para um bem conseguido painel de instrumentos 100% digital, embora e também, para um, hoje em dia, já pequeno ecrã táctil TFT de 8", ou ainda, um já pouco vulgar head-up display, de lâmina em plástico. E que, pela sua grossura, interfere na visão.

Passando aos dispositivos de Segurança Activa e Passiva, a presença dos não menos vulgares ABS e ESP, um limitador de velocidade inteligente, assistência à pré-colisão (com assistência à travagem e detecção de peões e ciclistas), travagem pós-colisão, assistente ao arranque em subidas, sistema de detecção de e deflacção dos pneus, e assistência à manutenção de faixa.

Ficando, depois, para a lista de opcionais, elementos como a câmara de visão traseira e o sistema de detecção de ângulo morto, tudo parte do Pack Driver (508€), ou, ainda, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a detecção de obstáculos e o controlo automático de velocidade adaptativo. Estes últimos, propostos com a versão Plus (407€) deste mesmo pack.

AO VOLANTE

Versão de imagem mais desportiva e, de certa forma, a prometer mais intensidade ao volante, a verdade é que falta a este Ford Focus ST-Line X, um motor com outras ambições. Já que o pequeno tricilíndrico de 999cc., embora esforçado, rapidamente mostra não ter argumentos suficientes para verdadeiramente colocar à prova um chassis, claramente, com potencialidades para muito mais. E que nem mesmo um modo Sport, a revelar um pouco mais de genica no toque do acelerador, assusta.

De resto e com a suspensão a mostrar elevada competência, tanto em termos de desempenho e envolvimento, como em termos de salvaguarda do conforto, fica no ar a sonoridade tão característica dos tricilíndricos. E que, mais uma vez, nem mesmo o recurso ao sistema de perfis de condução com três modos - Normal, Eco e Desporto, este último a fazer-se notar até mesmo no painel de instrumentos, onde passamos a guiar um Mustang!... -, consegue disfarçar.

Pelo contrário, com outro propulsor, os atributos resultantes desta solução, facilmente ajudariam a tornar, mais intensas e satisfatórias, as já de si boas sensações ao volante!

De resto e num familiar compacto que oferece uma posição ao volante muito promissora para momentos de verdadeira condução, ficou-nos, também, uma certa desilusão quanto à direcção, a qual, mesmo com a pega desportiva oferecida pelo volante, acaba destacando-se mais pelo equilíbrio revelado, nomeadamente, na utilização do dia-a-dia, do que propriamente pela precisão e tacto desportivo. Algo que, de resto, partilha com a caixa manual de seis velocidades, também ela consciente das limitações do bloco e, por isso, a pedir utilização mais descontraída...

VEREDICTO

Atraente nas linhas e com um Azul "Desert Island" que, claramente, marca a paisagem, o Ford Focus ST-Line X 1.0 EcoBoost mHEV é o tipo de hatchback que, desde logo pela sua imagem mais desportiva, facilmente poderia cair no goto de muitos portugueses.

De resto e a justificá-lo, também a óptima habitabilidade, a razoável capacidade de carga e, já agora, um preço abaixo dos 30 mil euros, que não prescinde de incluir sensações de condução convincente. E a que só um pequenino motor a gasolina, pouco expedito e algo guloso, apesar de eletrificado, não consegue responder. Não beliscando, ainda assim, o bom contributo que esta versão representa, para garantir à Ford melhor futuro...

 

Gostámos Gostámos

Desempenho dinâmico

Nem mesmo quando conjugado com um pequeno e pouco vibrante tricilíndrico, o Focus deixa de mostrar um comportamento dinâmico e envolvência na condução, que só alguns conseguem. E isso, diga-se, só pode ser bom...

Posição de condução

Tratando de uma proposta familiar e, ainda para mais, equipada com um pequeno tricilíndrico, a posição de condução verdadeiramente baixa e a integrar-nos no carro, foi, sem dúvida, uma das boas surpresas que este Focus nos fez...

Habitabilidade

Cuidadoso com o condutor, o Focus mostra igualmente uma meritória preocupação com os demais ocupantes. Nomeadamente, oferecendo, também nos lugares traseiros, boa habitabilidade e conforto.

Não Gostámos Não Gostámos

Head-Up Display de lâmina

Já pouco ou nada se usa e a verdade é que a explicação de tal facto, é fácil de encontrar: ao contrário das soluções de projecção directamente no pára-brisas, o recurso a uma lâmina (grossa) em plástico, prejudica a visibilidade!

Posicionamento do botão Start

Já fizemos esta crítica noutras propostas e voltamos a fazê-lo neste Focus: será possível que não havia mesmo outro lugar, menos enviesado, para colocar o botão Start? Parece-nos difícil de acreditar...

Rebatimento dos bancos traseiros

São fáceis de rebater, ficam praticamente na horizontal, mas, depois, são confrontados com um piso da bagageira demasiado baixo. E isso, caros senhores da Ford, não ajuda à funcionalidade e versatilidade.

Ford Focus ST-Line X 1.0 Ecoboost MHEV 155 cv 5P Preço 27.775 Motor Gasolina, 998 cc, com injecção directa, turbocompressor e intercooler Potência 155 cv às 6000 rpm Binário 170 Nm às 1750-2250 rpm Transmissão Dianteira, manual, de 6 vel. Peso 1222 kg Comp./Larg./Alt. 4,378/1,825/1,471 m Dist. entre eixos 2,700 m Mala 375 - 1354 l Desempenho 11s 0-100 km/h; 195 km/h Vel. Máx. Consumo 5,9 (8,1) l/100 km Emissões CO2 122 g/Km Equipamento Série: Jantes de liga leve 17", Faróis automáticos, Faróis de nevoeiro dianteiros com luzes de canto, Luzes diurnas LED, Saída de escape duplas cromadas, Spoiler traseiro na cor da carroçaria, Forro do tejadilho em preto, Seleção de modos de condução, Rádio SYNC 3 com ecrã táctil TFT de 20.3cm (8") e 6 colunas, FordPass Connect, Sistema auxiliar de estacionamento à frente e atrás, Suspensão desportiva, Botão FordPower, Apple CarPlay, Android Auto, ABS, ESP, Limitador de velocidade inteligente, Fecho centralizado com controlo remoto, Assistência à pré-colisão (travagem activa e detecção de peões e ciclistas), Travagem pós colisão, Travão de mão elétrico, Assistente ao arranque em subida (HLA), Sistema de detecção de deflacção de pneus (DDS) e Assistência à manutenção de faixa  

Modelo incontornável na oferta da marca da oval azul, o Ford Focus esforça-se, hoje em dia, pelo regresso a sucessos não muito distantes. Para os quais, diga-se, esta versão ST-Line X com motorização híbrida (mHEV) de 48V, consegue mostrar argumentos capazes de a tornarem uma boa ajuda!

Dado a conhecer, pela primeira vez, aos europeus, no já distante ano de 1998, o Ford Focus continua um dos modelos mais importantes da marca norte-americana, no Velho Continente. Ainda que, hoje em dia com influência limitada à Europa Ocidental e pressionado, a exemplo da concorrência, pela avidez do mercado relativamente ao fenómeno SUV e crossover.

De resto, essa será mesmo uma das "explicações" para o surgimento deste ST-Line X que aqui ensaiamos e que visa dotar o Focus de uma imagem mais desportiva e cativante. Resultado não só de uma suspensão desportiva que dá ao modelo uma postura mais... agressiva, como também de vários outros pormenores, como é o caso do pára-choques dianteiro mais esculpido e a projectar a negra grelha frontal, das saias laterais na cor da carroçaria, ou, ainda, do conjunto de saídas de escape cromadas a destacarem-se no difusor negro. Neste caso, a fazerem companhia a um mais prolongado spoiler traseiro, na cor da carroçaria, como que a anunciar velocidade...

Ainda assim, oportunidade - não desperdiçada - de incluir alguns extras que, também eles, não deixam de fazer a diferença, como é o caso das bonitas jantes ST-Line de 18" (407€), dos faróis adaptativos em LED (1.017€) ou, até mesmo, da pintura metalizada "Desert Island Blue" (635€), um opcional e profundo Azul de que nós, pelo menos, dificilmente abdicaríamos... INTERIOR

Entrando no habitáculo, a percepção do esforço feito pela marca no sentido de prolongar as sensações desportivas transmitidas pelas linhas exteriores, ainda que, aqui, a não esconderem uma estética, talvez, um pouco conservadora em demasia. Mesmo com a aposta no couro escuro, invariavelmente marcado - no volante, no fole da caixa de velocidades, nos bancos, e um pouco por todo o lado.... - por pespontos contrastantes em vermelho, a que se juntam ainda aplicações em metal no volante, caixa de velocidades e até nos pedais.

LEIA TAMBÉM Ford Focus renova-se com digitalização e motores Mild Hybrid

Aliás, se houve algo que, definitivamente, nos agradou, foi a posição de condução, mais baixa e próxima do solo, a acentuar uma certa sensação de desportividade para a qual também o volante, com todos os ajuste e excelente pega; o banco, regulável eletricamente e com bons apoios laterais; e o apoio de pé esquerdo, bem definido, muito contribuem. Facilitando, igualmente, o acesso à generalidade dos comandos.

Também convencidos ficámos, relativamente, aos lugares traseiros, com óptima habitabilidade e costas que rebatem na horizontal, sempre que necessário. Embora ficando, sempre, num degrau acima do piso da bagageira, um pouco à imagem do que sucede com o acesso através do portão. Isto, com espaço a ser basicamente o que está à vista, já que, debaixo do piso falso, não há pneu sobressalente, mas o subwoofer do (bom) sistema de som B&Q. MECÂNICA

Numa altura em que as emissões ganham cada vez maior peso no mercado, a escolha, natural, por uma solução híbrida: o 1.0 EcoBoost mHEV de 155 cv e 170 Nm de binário. Tricilíndrico que, graças ao apoio de um sistema elétrico de 48V, consegue anunciar emissões de 122 g/km e que permitem a este Focus exibir a etiqueta Euro 6.

De resto e mesmo com sistema híbrido a garantir, por si só, 16 cv e 50 Nm de binário, além de turbocompressor com intercooler, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 11 segundos, assim como uma velocidade máxima na ordem dos 195 km/h. Valores que, não sendo propriamente um deslumbre, ainda conseguem mostrar-se mais positivos do que, por exemplo, os consumos - é que, embora a marca fale em médias de 5,2 l/100 km, numa utilização real, não conseguimos foi baixar dos 8 litros!

TECNOLOGIA

Num mercado em que a tecnologia ganha preponderância todos os dias, o Ford Focus acaba por, quiçá também por questões de preço, oferecer, de série e mesmo nesta versão mais equipada ST-Line X, o indispensável. A começar nas luzes diurnas em LED e nos faróis automáticos - os de nevoeiro dianteiros, com luzes de canto -, para passar, já no interior, para um bem conseguido painel de instrumentos 100% digital, embora e também, para um, hoje em dia, já pequeno ecrã táctil TFT de 8", ou ainda, um já pouco vulgar head-up display, de lâmina em plástico. E que, pela sua grossura, interfere na visão.

Passando aos dispositivos de Segurança Activa e Passiva, a presença dos não menos vulgares ABS e ESP, um limitador de velocidade inteligente, assistência à pré-colisão (com assistência à travagem e detecção de peões e ciclistas), travagem pós-colisão, assistente ao arranque em subidas, sistema de detecção de e deflacção dos pneus, e assistência à manutenção de faixa.

Ficando, depois, para a lista de opcionais, elementos como a câmara de visão traseira e o sistema de detecção de ângulo morto, tudo parte do Pack Driver (508€), ou, ainda, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a detecção de obstáculos e o controlo automático de velocidade adaptativo. Estes últimos, propostos com a versão Plus (407€) deste mesmo pack.

AO VOLANTE

Versão de imagem mais desportiva e, de certa forma, a prometer mais intensidade ao volante, a verdade é que falta a este Ford Focus ST-Line X, um motor com outras ambições. Já que o pequeno tricilíndrico de 999cc., embora esforçado, rapidamente mostra não ter argumentos suficientes para verdadeiramente colocar à prova um chassis, claramente, com potencialidades para muito mais. E que nem mesmo um modo Sport, a revelar um pouco mais de genica no toque do acelerador, assusta.

De resto e com a suspensão a mostrar elevada competência, tanto em termos de desempenho e envolvimento, como em termos de salvaguarda do conforto, fica no ar a sonoridade tão característica dos tricilíndricos. E que, mais uma vez, nem mesmo o recurso ao sistema de perfis de condução com três modos - Normal, Eco e Desporto, este último a fazer-se notar até mesmo no painel de instrumentos, onde passamos a guiar um Mustang!... -, consegue disfarçar.

Pelo contrário, com outro propulsor, os atributos resultantes desta solução, facilmente ajudariam a tornar, mais intensas e satisfatórias, as já de si boas sensações ao volante!

De resto e num familiar compacto que oferece uma posição ao volante muito promissora para momentos de verdadeira condução, ficou-nos, também, uma certa desilusão quanto à direcção, a qual, mesmo com a pega desportiva oferecida pelo volante, acaba destacando-se mais pelo equilíbrio revelado, nomeadamente, na utilização do dia-a-dia, do que propriamente pela precisão e tacto desportivo. Algo que, de resto, partilha com a caixa manual de seis velocidades, também ela consciente das limitações do bloco e, por isso, a pedir utilização mais descontraída...

VEREDICTO

Atraente nas linhas e com um Azul "Desert Island" que, claramente, marca a paisagem, o Ford Focus ST-Line X 1.0 EcoBoost mHEV é o tipo de hatchback que, desde logo pela sua imagem mais desportiva, facilmente poderia cair no goto de muitos portugueses.

De resto e a justificá-lo, também a óptima habitabilidade, a razoável capacidade de carga e, já agora, um preço abaixo dos 30 mil euros, que não prescinde de incluir sensações de condução convincente. E a que só um pequenino motor a gasolina, pouco expedito e algo guloso, apesar de eletrificado, não consegue responder. Não beliscando, ainda assim, o bom contributo que esta versão representa, para garantir à Ford melhor futuro...

 

Gostámos Gostámos

Desempenho dinâmico

Nem mesmo quando conjugado com um pequeno e pouco vibrante tricilíndrico, o Focus deixa de mostrar um comportamento dinâmico e envolvência na condução, que só alguns conseguem. E isso, diga-se, só pode ser bom...

Posição de condução

Tratando de uma proposta familiar e, ainda para mais, equipada com um pequeno tricilíndrico, a posição de condução verdadeiramente baixa e a integrar-nos no carro, foi, sem dúvida, uma das boas surpresas que este Focus nos fez...

Habitabilidade

Cuidadoso com o condutor, o Focus mostra igualmente uma meritória preocupação com os demais ocupantes. Nomeadamente, oferecendo, também nos lugares traseiros, boa habitabilidade e conforto.

Não Gostámos Não Gostámos

Head-Up Display de lâmina

Já pouco ou nada se usa e a verdade é que a explicação de tal facto, é fácil de encontrar: ao contrário das soluções de projecção directamente no pára-brisas, o recurso a uma lâmina (grossa) em plástico, prejudica a visibilidade!

Posicionamento do botão Start

Já fizemos esta crítica noutras propostas e voltamos a fazê-lo neste Focus: será possível que não havia mesmo outro lugar, menos enviesado, para colocar o botão Start? Parece-nos difícil de acreditar...

Rebatimento dos bancos traseiros

São fáceis de rebater, ficam praticamente na horizontal, mas, depois, são confrontados com um piso da bagageira demasiado baixo. E isso, caros senhores da Ford, não ajuda à funcionalidade e versatilidade.

Ford Focus ST-Line X 1.0 Ecoboost MHEV 155 cv 5P Preço 27.775 Motor Gasolina, 998 cc, com injecção directa, turbocompressor e intercooler Potência 155 cv às 6000 rpm Binário 170 Nm às 1750-2250 rpm Transmissão Dianteira, manual, de 6 vel. Peso 1222 kg Comp./Larg./Alt. 4,378/1,825/1,471 m Dist. entre eixos 2,700 m Mala 375 - 1354 l Desempenho 11s 0-100 km/h; 195 km/h Vel. Máx. Consumo 5,9 (8,1) l/100 km Emissões CO2 122 g/Km Equipamento Série: Jantes de liga leve 17", Faróis automáticos, Faróis de nevoeiro dianteiros com luzes de canto, Luzes diurnas LED, Saída de escape duplas cromadas, Spoiler traseiro na cor da carroçaria, Forro do tejadilho em preto, Seleção de modos de condução, Rádio SYNC 3 com ecrã táctil TFT de 20.3cm (8") e 6 colunas, FordPass Connect, Sistema auxiliar de estacionamento à frente e atrás, Suspensão desportiva, Botão FordPower, Apple CarPlay, Android Auto, ABS, ESP, Limitador de velocidade inteligente, Fecho centralizado com controlo remoto, Assistência à pré-colisão (travagem activa e detecção de peões e ciclistas), Travagem pós colisão, Travão de mão elétrico, Assistente ao arranque em subida (HLA), Sistema de detecção de deflacção de pneus (DDS) e Assistência à manutenção de faixa