Conhecido o pedido de falência apresentado pelo fabricante de veículos elétricos Fisker Inc., serão agora já milhares os consumidores, em ambos os lados do Oceano Atlântico, que vivem em preocupação com o futuro dos seus crossovers elétricos Ocean. Razão pela qual alguns decidiram formar uma associação que "defenda a viabilidade de nossos veículos a longo prazo".
Preocupados com a possibilidade da Fisker Inc. fechar portas e deixarem de ter qualquer apoio para os seus carros, estes proprietários de veículos Fisker Ocean decidiram avançar com a constituição da Fisker Owners Association. Organização sem fins lucrativos que visa "conectar e capacitar proprietários de veículos Fisker Ocean em todo o mundo, construindo uma comunidade que ajude os donos a enfrentar os desafios atuais e defenda a viabilidade dos nossos automóveis a longo prazo".
Dito de outra forma, os proprietários pretendem assegurar que, mesmo com a falência da Fisker, vão poder continuar a dispor de veículos com todas as condições para poderem circular, durante o maior período de tempo possível.
Com este propósito, os donos de veículos Fisker Ocean agora unidos numa associação exigem continuar a dispor não apenas de peças (pára-brisas, pára-choques, manetes de porta, saídas de ar e muito mais…), como de um qualquer tipo de apoio que, em caso de necessidades, os possa aconselhar a, mesmo fazendo por si próprios, resolver quaisquer problemas que possam vir a surgir.
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Ao mesmo tempo e porque o SUV elétrico integra extenso software, o grupo de proprietários pretende garantir um fornecimento permanente em termos de atualizações e resolução de bugs, tendo, inclusivamente e neste momento, já um grupo a trabalhar nas necessidades com que poderão vir a lidar, avança o site InsideEVs.
No entanto e em declarações ao mesmo site, um dos fundadores da associação e também ele proprietário de um Ocean, Cristian Fleming, assume que "há ainda muitas coisas para apurar". "Ainda assim, sinto que, se nos mantivermos juntos e existir uma comunidade onde nos possamos apoiar uns aos outros, será muito menos assustador".
Igualmente ouvido pelo site, o presidente interino do Conselho da associação, Brandon Jones, revelou que os proprietários pretendem, ainda, participar nas conversações sobre a falência da Fisker Inc., precisamente e desde logo, com o propósito de garantir um fornecimento continuado de peças (neste momento, já existem escassez de alguns componentes), além de um acesso permanente à conectividade 4G, necessária para o sistema de navegação do Ocean e de outros recursos. Mas que só poderá ser mantido através da manutenção de uma infraestrutura de IT (Tecnologia de Informação), como o construtor tenha inicialmente previsto.
Aliás, Jones assegurou que e ao contrário do que havia prometido, a Fisker ainda não disponibilizou algumas das funcionalidades inicialmente previstas e que estavam dependentes de atualizações de software (é o caso, por exemplo, do estacionamento autónomo, do Cruise Control adaptativo e do sistema de carregamento da bateria de outros veículo, a partir do Ocean…), sendo que, neste momento, os proprietário exigem que esses recursos sejam disponibilizados ou, então e contrapartida, sejam ressarcidos do facto de não os terem.