Só chega em 2024. Fisker PEAR já contabiliza 1.500 reservas em poucos dias

Embora agendado apenas para 2024, a Fisker diz ter já, entre mãos, 1.500 reservas garantidas para o seu EV PEAR. Em apenas cerca de 15 dias.

Embora agendado apenas para 2024, a Fisker acaba de anunciar ter já, entre mãos, qualquer coisa como 1.500 reservas garantidas para o seu modelo 100% elétrico PEAR. Sendo que, o período em que os clientes têm a possibilidade de assegurar uma unidade, está a decorrer, apenas, desde meados de fevereiro.

Proposta 100% elétrica cujo nome - PEAR - é uma sigla e significa 'Personal Electric Automotive Revolution', o Fisker PEAR pode, neste momento, ser reservado mediante a realização de um depósito no valor de 250 dólares, qualquer coisa como 223 euros à cotação actual. Sendo que o modelo apresenta como preço base, nos EUA, 29,900 dólares, perto de 26.700€, isto ainda antes da aplicação dos apoios estatais em vigor nos respectivos mercados.

Em declarações à Auto News, durante um evento realizado em Londres, no Reino Unido, Henrik Fisker, o dono e fundador da marca automóvel com o seu nome, revelou que a decisão de começar a aceitar encomendas, quando ainda faltam cerca de dois anos para o lançamento do carro, teve a ver com a necessidade de mostrar aos fornecedores de baterias que o modelo está, efectivamente, a avançar.

Um dos poucos teasers conhecidos do Fisker PEAR
Um dos poucos teasers conhecidos do Fisker PEAR

"Tradicionalmente, eram os fabricantes automóveis que realizavam pesquisas de mercado, no sentido de encontrar os fornecedores de bateiras que mais lhes convinham. Hoje em dia, também os fornecedores de baterias já fazem a sua pesquisa de mercado, tentando avaliar se realmente lhes interessa colocar as suas baterias numa determinada marca automóvel ou start-up", afirma Henrik Fisker.

Assim e também segundo este responsável, está já decidido que o PEAR ganhará vida com as baterias da Foxconn, a qual não só fornecerá, também, a sua plataforma Hon Hai EV como base, como ainda assumirá a responsabilidade de fabricar o modelo na sua nova unidade de produção localizada no estado norte-americano do Ohio. E que foi recentemente adquirida à Lordstown Motors.

LEIA TAMBÉM
Apresentação em LA. Fisker Ocean SUV com produção confirmada para 2022

Igualmente curioso é o facto de, apesar do número já elevado de reservas, ainda nada se saber, quer sobre as especificações técnicas, quer até mesmo sobre o próprio formato do EV. Embora Fisker tenha já anunciado que se tratará de um "ágil EV urbano", definitivamente, mais pequeno que o SUV Ocean.

Sobre este tema, Henrik Fisker também já afirmou que, para a concepção do PEAR, "contratámos designers de todas as áreas da empresa e começámos a pesquisar quais são as necessidades de quem mora num grande centro urbano". Sendo que, "identificamos coisas que são irritantes, coisas que adicionam atrito, coisas que levam tempo, mas das quais não podemos desistir. Então, começámos a trabalhar nos benefícios que podemos oferecer, através do design e da inovação no nosso automóvel. Coisas que tornarão as nossas vidas melhores, mais fáceis, menos complicadas."