Apresentado já este ano, aquele que promete vir a ser o primeiro SUV elétrico da marca criada por Henrik Fisker, a que foi dado o nome Fisker Ocean, pode, afinal, vir a ter como base uma plataforma... Volkswagen. A revelação foi feita pelo próprio designer e empresário, ainda que, para já, sem a confirmação oficial da parte do fabricante alemão.
O anúncio de Fisker, foi feito através das redes sociais do próprio designer nascido dinamarquês, ainda que hoje em dia com cidadania também americana. Com o empresário a garantir que, a sua mais recente criação, um SUV elétrico que poderá vir a conhecer a comercialização sob a marca Fisker, e que tem o nome de Ocean, terá por base a nova plataforma para veículos elétricos da Volkswagen, MEB.
Segundo o Henrik Fisker, a razão desta escolha tem a ver com o escalamento, ou seja, com o facto da Volkswagen ir produzir a plataforma MEB em grandes quantidades, o que faz diluir os custos de produção e, consequentemente, o preço final do Fisker Ocean.
LEIA TAMBÉM
SUV elétrico Fisker Ocean vai ter versão offroad
De resto e também segundo o tweet publicado por Fisker na rede social Twitter, o objectivo é que o Fisker Ocean possa chegar ao mercado com um preço base de 37.499 dólares, ou seja, perto de 33 mil euros. O que, diga-se, a acontecer e levando em conta o aspecto do modelo, que é apresentado como um "SUV de luxo", poderá vir mesmo a significar sucesso garantido...
Quanto à questão da utilização da MEB e embora a Volkswagen ainda nada tenha dito sobre esta "cedência", não nos parece difícil de aceitar que o construtor automóvel alemão possa ver com bons olhos a comercialização da sua plataforma, fornecendo-a à Fisker. Desde logo, porque representa uma mais rápida amortização do investimento no desenvolvimento deste componente.
Recorde-se que a Fisker Inc. realizou, já este mês, um encaixe financeiro de 50 milhões de dólares, pouco mais de 43,8 milhões de euros, através de financiamento privado, com o qual a companhia fundada por Henrik Fisker deverá conseguir levar a cabo a comercialização, por exemplo, do seu SUV elétrico Ocean.
Fisker Ocean com 483 km de autonomia máxima
Sobre o modelo propriamente dito, a Fisker Inc. anunciou que o Ocean deverá apresentar-se com uma autonomia exclusivamente elétrica entre os 402 e os 483 quilómetros, graças à utilização de uma bateria de mais de 80 kWh, cujo carregamento, entre 15 e 80% da capacidade, pode ser feito, numa tomada DC, em apenas 30 minutos.
Recorrendo a um sistema de dois motores elétricos, a garantirem uma tracção que tanto pode ser integral, como apenas traseira, o Fisker Ocean promete, ainda e desde já, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 96,5 km/h, em menos de três segundos.