Após o lançamento do SUV Ocean em alguns países europeus no ano passado, a Fisker confirmou que a pick-up elétrica Alaska vem mesmo para o Velho Continente e deverá chegar em 2025. As autonomias vão dos 370 km aos 548 km. Este modelo poderá ser uma alternativa ao Tesla Cybertruck, que dificilmente será comercializado na Europa.
O CEO da Fisker, Henrik Fisker, confirmou ao nossos colegas da Autocar que a marca norte-americana pretende exportar para a Europa a pick-up elétrica Alaska, mas salientou que os volumes não serão muito elevados.
O Alaska foi apresentado no ano passado durante o primeiro Product Vision Day da Fisker juntamente com outros dois concepts, que deverão ser lançados em 2025, o Ronin GT e o Pear.
Os preços para a Europa ainda não foram revelados, mas a Fisker já tinha anunciado que o Alaska deveria custar 45 400 dólares no mercado norte-americano, o equivalente a 41 060 euros.
Duas opções de bateria
Os futuros proprietários terão à disposição duas opções de bateria: 75 kWh e 113 kWh, com autonomias estimadas de 370 km e 548 km, respetivamente.
As especificações técnicas não foram divulgadas, mas a Fisker já tinha referido anteriormente, que, dependendo da motorização, o Alaska poderia acelerar dos 0 aos 100 km/h dos 3,9 segundos aos 7,2 segundos.
O Alaska vai ser construído com base na plataforma FT31 da Fisker, que consiste numa versão "esticada" da usada no Ocean. A pick-up insere-se no segmento de dimensões médias, com um comprimento de 5,3 metros. A marca reivindica que foi projetada para ser a mais leve e sustentável da categoria.
Sistema Houdini
O Alaska vai estar disponível com jantes de 20" e 22". Uma das caraterísticas singulares é a possibilidade de aumento do comprimento da caixa de carga de 1,37 metros para 2,80 metros através do recurso a uma divisória amovível denominada Houdini.
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O habitáculo carateriza-se pelo painel de bordo com revestimento a imitar madeira, mas que recebeu um tratamento para dar sensação de tecido. Os lugares traseiros incluem um suporte para um chapéu de cowboy. Lá na frente, a Fisker reivindica que o Alaska tem o maior suporte para copos do mundo, assim como espaços para guardar luvas de trabalho, lanternas, canetas e um suporte para tablet.
O Alaska vai entrar num segmento com poucos concorrentes quando chegar em 2025, sendo os principais o Ford F-150 Lightning, o Rivian R1T e o Tesla Cybertruck, mas este último dificilmente será comercializado na Europa por não cumprir os regulamentos europeus de segurança.