Fim da linha para o Mitsubishi Pajero?

A diminuição das vendas do Mitsubishi Pajero podem levar ao encerramento da fábrica onde é construído, assim como à produção deste modelo.

A diminuição das vendas do Mitsubishi Pajero podem levar ao encerramento da fábrica onde é produzido, assim como à descontinuação deste modelo. Se surgir uma nova geração, o desenvolvimento terá como base a plataforma do futuro Nissan Patrol.

Apresentado em outubro de 1981 em Tóquio e lançado no mercado no ano seguinte, o Mitsubishi Pajero tornou-se num dos mais emblemáticos modelos do segmento de todo-o-terreno.

Disponível inicialmente na versão de três portas, a oferta foi reforçada em 1983 pela variante de cinco portas, que tinha capacidade para transportar até sete pessoas. A segunda geração, denominada V20, surgiu em 1991 e manteve-se em comercialização até ao início do milénio, quando surgiu o Pajero V60.

Mitsubishi Pajero

A atual geração foi revelada em 2006 e até teve prevista uma versão híbrida, que deveria utilizar o eficiente sistema utilizado pela Mitsubishi, mas o projeto acabou por não avançar.

Todavia, as vendas do Mitsubishi Pajero têm vindo a diminuir nos últimos anos devido a uma transferência da procura dos veículos tradicionais de todo-o-terreno para os SUV.

LEIA TAMBÉM
Os jipes mais importantes da história – Mitsubishi Pajero

Nalguns mercados, este modelo deixou mesmo de ser comercializado, como os Estados Unidos, Portugal ou mesmo o Japão, onde o Pajero foi descontinuado em 2019.

Encerramento da fábrica no Japão

Apesar de continuar em comercialização em alguns países, o volume de produção deixou de ser interessante, levando a Mitsubishi a admitir a possibilidade de interromper a produção e encerrar a fábrica onde é produzido no Japão. Segundo a Reuters, o encerramento está previsto para daqui a três anos.

Aquela unidade também é responsável pela produção do minivan Delica D5 e o SUV Outlander. O fabrico destes modelos poderá ser transferida para outras unidades, referem fontes citadas pela Reuters.

Se é mais do que previsível a descontinuação do atual modelo também é provável que surja uma nova geração, mas que já será desenvolvida no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com base na plataforma do novo Nissan Patrol.