Foi em 1930 que a Bosch pôs fim ao pesadelo de muitos condutores, sempre a parar com a alimentação dos motores entupida… Noventa anos depois, os filtros servem para tudo.
Foi há noventa anos que a Bosch resolveu um problema que causava grandes dores de cabeça aos condutores, cujos veículos paravam com frequência devido ao entupimento dos sistemas de alimentação de combustível dos motores.
Na altura, a refinação dos combustíveis, o seu transporte e armazenamento eram ainda muito rudimentares, comparando com os padrões atuais, fazendo com que tivesse muitas impurezas.
A Bosch resolveu o problema em 1930 com a introdução dos primeiros filtros de combustível, primeiro nos motores diesel, pouco depois nos motores a gasolina, protegendo-os dos danos causados pelas impurezas e entupimentos das tubagens.
Seis anos depois, em 1936, a marca alemã deu mais um importante passo, ao introduzir um papel especial como meio de filtragem, evitando assim o trabalho constante de limpeza do filtro. No fundo, com as devidas distâncias da imensa evolução entretanto verificada, um sistema que ainda hoje continua a ser usado, demonstrando a sua grande eficácia.
Apesar de o princípio de funcionamento ser, basicamente, o mesmo, a tecnologia dos filtros de combustível foi evoluindo a par da evolução das próprias mecânicas e dos sistemas de injeção. E há marcas cronológicas importantes na história dos filtros da Bosch que, em 1998, introduziu no mercado um filtro com separador de água para os (então) novos motores diesel com injeção por "common-rail". Separando impurezas e gotículas de água do combustível, garante-se, assim, uma combustão muito mais eficaz.
95% do parque automóvel
Em 2001 foi a vez de um filtro especial para motores a gasolina e para ser usado dentro dos depósitos de combustível. Sinal dos tempos, já em 2009 a Bosch fez novo "upgrade" nos filtros de combustível para motores diesel "common rail", adaptando-os ao biodiesel. A marca alemã garante que coloca no "aftermarket" filtros de combustível feitos com os mesmos materiais e controlos de qualidade dos utilizados como primeiro equipamento.
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A Bosch consegue, atualmente, uma cobertura de cerca de 95% do parque automóvel europeu em termos de filtros para o "aftermarket". E nestes conjunto incluem-se não só os filtros de combustível mas toda uma "família" que inclui filtros de habitáculo, de água ou de óleo e que garantem o futuro deste negócio à marca, até mesmo num dia em que só haja carros elétricos: há-de haver sempre necessidades de filtrar o líquido de refrigeração das baterias e de manter limpo o ar da climatização que refresca ou aquece o habitáculo.
Artigo publicado originalmente na Turbo Oficina 83, de fevereiro de 2020, que pode ser consultado online.