Foi criado pela MANN+HUMMEL um filtro de partículas de travões que ajuda a evitar o envio para atmosfera destes materiais de pequenas dimensões com efeitos nocivos para a saúde e o meio ambiente. Podendo ser utilizado em todo o tipo de viaturas e até em comboios, tem ainda um papel positivo na estética do automóvel. Os filtros de partículas são um componente cada vez mais transversal à industria automóvel, pois após terem "dominado" os diesel também já começaram a ser montados em veículos com motores a gasolina. Mas futuramente podem surgir em mais um local da viatura, pois a MANN+HUMMEL acaba de anunciar que está a testar, com resultados positivos, um filtro de partículas de travões, evitando que as finas partículas geradas pela travagem sejam enviadas para a atmosfera. Este componente poderá ser montado logo na pinça de travão e servir não apenas para mitigar a emissão de pós nocivos para a saúde mas também garantir que as jantes não acumulam sujidade. A cada travagem um automóvel gera pós através da fricção dos discos com as pastilhas. Estes consumíveis são compostos em 90% por partículas extra-finas que são prejudiciais à saúde humana e meio ambiente, tendo um importante impacto no fenómeno da poluição rodoviária (basta pensar na quantidade de vezes que trava durante um trajeto...). É para combater esta situação que foi agora projetado o filtro de partículas de travões. A MANN+HUMMEL está já a testar este componente, e os testes mostram que o filtro "comedor de pó fino", como indica a empresa, garante uma considerável redução nesta forma de poluição. Este sistema poderá ser futuramente ter uma aplicação transversal, pois as suas dimensões podem ser adaptadas ao espaço de instalação existente na zona dos discos de travão. E, além de poder ser utilizado nos modelos com motores de combustão, também se destina aos automóveis híbridos e elétricos, bem como a viaturas comerciais, pesados e até a comboios. O filtro de partículas de travão é fabricado em materiais resistentes à corrosão e altas temperaturas e, contando com uma carcaça robusta que se ajusta à pinça do travão, garante que a remoção dos pós finos é feita logo na origem,aumentando a eficácia. Além das vantagens ambientais, este componente tem ainda um beneficio estético, pois evita que se acumule sujidade nas jantes. Podendo ser produzido em diversas cores, torna-se também em mais um elemento colorido do automóvel, ajudando os designers a conferirem um estilo ainda mais individual a cada viatura.