Fiat considera novo SUV baseado no Fiat Tipo. Além de um novo Punto

A Fiat revela que está a equacionar fabricar um SUV baseado no Fiat Tipo, para a próxima geração deste modelo do segmento C.

A Fiat revela que está a equacionar fabricar um SUV, baseado no Fiat Tipo. Contudo, a marca ainda não decidiu se pretende que este novo modelo, substitua a totalidade da gama Tipo, ou se, pelo contrário, será apenas mais uma carroçaria. Até, porque, a caminho, pode estar também um novo Punto.

Olivier François, atual CEO da Fiat, revelou que está seriamente a considerar um novo SUV baseado no Fiat Tipo.

Destinado ao segmento C, este novo modelo deverá enfrentar rivais como o Volkswagen T-Roc, Hyundai Tucson, Nissan Qashqai, entre outros.

François revelou esta intenção, à publicação britânica AutoExpress, na qual afirma que "o Tipo está a ter vendas satisfatórias, mas não é um SUV. A sua próxima geração, terá mesmo que migrar para um espaço mais relevante".

Dito de outra forma, a transformação do Tipo em SUV, poderá resultar, muito provavelmente, em vendas ainda mais expressivas.

LEIA TAMBÉM
Culpa não é só do COVID-19. FIAT nunca vendeu tão pouco em Itália

O atual homem forte da Fiat prossegue esta linha de raciocínio, recordando que, "quem é que se está a sair bem? São as marcas como a Skoda, a Seat, a Kia e a Hyundai. E, claro, a Fiat inclui-se na lógica destas marcas. Como tal, admito que gostaria que já tivéssemos um modelo deste género."

Olivier François continua, de resto, a elaborar esta ideia, revelando, mesmo, que a Fiat está a equacionar várias alternativas, para cumprir este objetivo.

Nesse sentido, tem em análise, duas opções, visando o lançamento de um novo SUV, baseado no Fiat Tipo. A primeira, prevê a manutenção das atuais carroçarias hatchback, sedan e station wagon, a que se somaria, depois, uma versão SUV.

Já a segunda opção, é retirar por completo as atuais versões, e fazer surgir a nova geração do Fiat Tipo, apenas e exclusivamente como um SUV.

A fusão FCA-PSA como uma nova oportunidade

A ideia de lançar um SUV, dentro destes moldes, promete, aliás, não ser um obstáculo muito grande para a Fiat. Já que, aproveitando a anunciada fusão FCA-PSA, a marca italiana vai poder utilizar a plataforma de modelos como o Peugeot 3008, Citroën C5 Aircross ou do Opel Grandland X. Isto, claro, caso não pretenda utilizar a atual plataforma do Tipo.

No entanto e no que toca a este assunto específico, ainda não surgiu qualquer confirmação.

A Fiat (também) quer um novo "Punto"

Também na entrevista à AutoExpress, o CEO da Fiat revelou, igualmente, que a marca de Turim pretende lançar um modelo de segmento B, ou seja, um sucessor para o Fiat Punto.

"Precisamos de um carro para o segmento B. Já não é mistério nenhum que andamos a adiar, constantemente, este projeto. No entanto, neste momento, está já em desenvolvimento, embora ainda seja muito cedo para revelar mais informações. Mas, uma coisa é certa: vamos ter um novo compacto do segmento B."

LEIA TAMBÉM
Produção do Fiat Tipo atinge as 500.000 unidades

Assim e depois do desaparecimento do Fiat Punto há já alguns anos, tudo aponta para que, mais uma vez na sequência da desejada fusão da Fiat no grupo PSA, o Punto venha mesmo a conhecer um sucessor. Muito provavelmente, em linha com modelos como o Peugeot 208 e Opel Corsa.