A Fiat Professional vai renovar a sua oferta na gama de comerciais médios com o Scudo, que vem substituir o Talento. O novo modelo estará disponível em três comprimentos de carroçaria e cinco motorizações, incluindo uma elétrica que oferece uma autonomia de até 330 km.
A Fiat Professional vai abrir em breve as encomendas para o novo Scudo, modelo que vem substituir o Talento na gama de comerciais de dimensões médias da marca italiana. A nova proposta estará disponível em quatro derivativos - furgão de três lugares, misto de seis lugares, chassis-cabina com plancher e combi de nove lugares -, três comprimentos de carroçaria, uma altura de tecto, um nível de equipamento (Business) e cinco motorizações, incluindo quatro diesel e uma elétrica.
As caraterísticas técnicas permitem ao Fiat Scudo responder aos diferentes tipos de necessidades. A altura de 1,90 metros garante o acesso a parques de estacionamento subterrâneos, enquanto os três comprimentos de carroçaria - 4,6 metros, 4,9 metros e 5,3 metros - permitem oferecer volumes úteis de carga de 4,6 m3, 5,3 m3 e 6,1 m3 respetivamente.

Para otimizar a capacidade de carga, o Fiat Scudo pode receber o sistema Moduwork, que transforma o banco do passageiro num posto de trabalho e numa extensão do compartimento de carga para transportar objetos com um comprimento de até quatro metros na versão Maxi, além de aumentar o volume útil em 0,5 m3 para um máximo de 6,6 m3.
Prioridade ao conforto
O habitáculo foi concebido para proporcionar as melhores condições de trabalho para quem tem passar muito tempo atrás do volante. A posição de condução é idêntica à de um ligeiro de passageiros, assegurando um elevado nível de conforto, enquanto a posição elevada do assento assegura a melhor visibilidade da estrada.

O novo Scudo pode contar com um total de 14 sistemas de assistência à condução, destacando-se o reconhecimento automático de sinais de trânsito, travagem automática de emergência, aviso de saída da faixa de rodagem, alerta de ângulo morto, avisão de colisão central frontal, câmara traseira, entre outros.
LEIA TAMBÉM
Fiat. Novos Scudo e Ulysse estão de regresso para substituir Talento
Igualmente disponível está o "head-up display" que fornece a informação mais importante ao condutor evitando que este desvie os olhos da estrada.
Também em elétrico
No capítulo mecânico, a Fiat Scudo conta com quatro motores diesel, incluindo duas unidades de 1,5 litros com 100 ou 120 cv associadas a uma caixa manual de seis velocidades e duas de 2,0 litros com 145 cv ou 180 cv, com transmissão manual ou automática no primeiro caso e exclusivamente com caixa automática de oito relações na motorização mais potente.

Na fase de lançamento, o Fiat Scudo também contará com uma versão elétrica (BEV), equipada com uma linha motriz que compreende um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 50 kWh ou 75 kWh. A autonomia do e-Scudo pode chegar aos 330 quilómetros em ciclo WLTP na variante com a bateria de maior capacidade.
Para proporcionar um desempenho ótimo, bem como uma tração melhorada em todas as condições, tais como neve, lama ou areia, o Fiat Scudo pode ser equipado com o sistema Grip Control.