Os modelos 500e Giorgio Armani e o novo Grande Panda foram as prendas escolhidas pela Fiat para assinalar o seu 125º aniversário no histórico edifício Lingotto, que também contou com um desfile de viaturas históricas e contemporâneas da marca de Turim.
Uma das marcas automóveis mais antigas e com mais tradição é a Fiat que está a assinalar o seu 125º aniversário. Num evento realizado no histórico edifício Lingotto, em Turim, o fabricante italiano fez as estreias mundiais do 500e Giorgio Armani e do Grande Panda, modelo que assinala o regresso em grande ao mercado mainstream de todo o planeta.
Fundada em 11 de julho de 1899, a Fiat tornou-se numa das marcas automóveis que representou para milhões de pessoas a liberdade de se deslocarem para qualquer lado, conforme referiu John Elkann, presidente da Stellantis, na cerimónia oficial realizada em Turim.
"Ao longo de 125 anos nunca parámos de trabalhar, de procurar soluções, de acreditar no nosso futuro e de defender tenazmente o que construímos. Queremos agradecer a todas as pessoas que tornaram possível que aquela 'start-up' de Turim se tornasse hoje a Stellantis, um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo," adiantou o neto do fundador da Fiat, Gianni Agnelli.
Marca número 1 da Stellantis
Por sua vez, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, referiu-se ao facto da Fiat ser uma das marcas mais icónicas do grupo e que traz o verdadeiro sabor italiano ao coração dos nossos clientes em todo o mundo.
O português recordou que a Fiat foi a marca número um da Stellantis em termos de volume pelo terceiro ano consecutivo. "Lidera em quatro mercados domésticos do planeta: Itália, Brasil, Turquia e Argélia. Conduz a missão de oferecer mobilidade limpa, segura e acessível aos cidadãos de todo o mundo".
"Quero agradecer a todos aqueles que prezam a Fiat há gerações e trabalham arduamente todos os dias para garantir mais 125 anos de rica história. A equipa Fiat partilha a mesma paixão e o mesmo desejo de fazer os nossos clientes sorrir sempre, acrescenta o CEO da Stellantis."
Virada para o futuro
Apesar do seu passado glorioso nos últimos 125 anos, a Fiat está empenhada em continuar a desempenhar um papel importante no futuro, oferecendo aos clientes aquilo de que realmente necessitam.
"Os nossos clientes querem automóveis citadinos icónicos e acessíveis; compactos frugais e inclusivos; mobilidade familiar; veículos comerciais e, por último, mas não menos importante, um Abarth para a diversão no quotidiano, o que é exatamente o que a Fiat oferece", explica Olivier François, CEO da Fiat e Diretor Global de Marketing da Stellantis.
"Estamos a lançar o regresso da Fiat ao mercado global com base em três pilares: design e desenvolvimento italianos, plataforma global e relevância local, contando com o Grande Panda como o primeiro membro da nossa nova família global. Assim, durante a próxima década, teremos a oferta certa para cada cliente. Porque o cliente está no centro de tudo para nós", esclarece Olivier François.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/FIAT-125th-Anniversary_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-125-Anniversary_galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/FIAT-125th-Anniversary_galeria_008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/FIAT-125th-Anniversary_galeria_009.jpg]As celebrações realizadas em Turim contaram com um desfile de veículos clássicos e contemporâneos, divididos em grupos - ícones, citadinos, compactos, familiares e comerciais ligeiros - que se exibiram na lendária pista do edifício Lingotto, mostrando o vasto património tecnológico e histórico da marca italiana global.
Desde os seus primórdios, a Fiat tem demonstrado uma forte propensão para a internacionalidade, com modelos produzidos em todo o mundo, mantendo o seu coração e alma na capital de Piemonte, onde foi fundada.
Graças às sinergias e oportunidades proporcionadas pela Stellantis, a Fiat inicia uma nova fase, que será caracterizada pela inclusão, engenhosidade, estilo italiano e espírito global.
500e Giorgio Armani
A cerimónia de comemoração dos 125 anos da Fiat, denominada "Smiling to the Future", contou com a estreia mundial do 500e Giorgio Armani, coincidindo, simbolicamente, com o aniversário da marca de Turim e do conhecido estilista italiano.
Giorgio Armani colaborou de perto com as equipas da Fiat durante meses para destilar a essência das duas marcas numa criação única. A mesma meticulosa atenção ao pormenor e o cuidado com os materiais, cores e estilo aplicados a um novo automóvel ou a uma nova coleção de moda, viu-se aqui replicada. A Fiat e Giorgio Armani desfilaram, agora e lado a lado, com o novo 500e Giorgio Armani, na "La Pista 500".
O Fiat 500e Giorgio Armani conta com duas novas cores únicas e exclusivas - Verde Escuro, tom contemporâneo e técnico, que reflete, fortemente, o estilo e o gosto de Giorgio Armani, e um Greige Cerâmico, tonalidade extremamente sofisticada e requintada, inventada por Armani, misturando o cinzento e o bege, dando origem tanto à cor como à sua denominação.
A principal caraterística exterior são as jantes, exclusivamente concebidas para representar o logótipo "GA" numa escala macro. Tornam-se nas estrelas do automóvel, fazendo-o sobressair ao longe. Este modelo possui faróis Full LED Infinity Design e um teto de vidro.
No interior destaque para o logótipo do estilista milanês colocado nos bancos, surgindo a sua assinatura no painel de instrumentos, no interior das portas e no vidro traseiro.
O Fiat 500e Giorgio Armani virá equipado com um motor elétrico de 87 kW (118 cv), sendo anunciada uma autonomia de até 320 km em ciclo WLTP.
Grande Panda
A Fiat anunciou uma forte ofensiva de produto nos próximos anos e o ponta de lança vai ser o Grande Panda, que terá um preço de entrada abaixo dos 25 mil euros para a versão elétrica.
Com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 83 kW, o Grande Panda elétrico oferece mais de 320 km de autonomia no ciclo combinado WLTP, o que o torna o veículo perfeito tanto para uma utilização quotidiana na cidade como para viagens de fim de semana.
Uma das caraterísticas inovadoras consiste no cabo de carregamento em espiral, facilitando o carregamento. O Grande Panda é o primeiro veículo no mercado a incluir um cabo de carregamento integrado, que funciona em corrente alterna até 7 kW.
O cabo em espiral pode ser guardado numa caixa especial colocada sob o capot, o que permite poupar espaço na bagageira, ao mesmo tempo que favorece uma utilização prática no dia a dia, uma vez que é fácil de manusear e evita a sujidade dos cabos tradicionais.
LEIA TAMBÉM
Fiat. Novo Grande Panda não esquece as origens
Em termos de dimensões, o Grande Panda apresenta um comprimento exterior de 3,99 metros de comprimento (abaixo da média do segmento), uma altura de 1,57 metros e uma altura de 1,76 metros. A bagageira, por sua vez, oferece um volume de 361 litros e a capacidade total dos compartimentos de arrumação situados à frente do passageiro da frente é de 13 litros.