Apesar do EV que aí vem. Fiat Panda recusa reforma e mostra nova edição especial

Mesmo com uma nova geração a caminho, o atual Fiat Panda recusa a saída de cena e acaba de dar a conhecer uma nova edição especial: Pandina.

Mesmo com uma nova geração já aí à porta, as últimas notícias mostram que o atual Fiat Panda não pretende sair de cena, sem dar a necessária luta! A confirmá-lo, a apresentação de mais uma edição especial, intitulada 'Pandina', e que vem ajudar a garantir que, pelo menos até 2027, a atual geração por cá continue!

Com a nova geração, 100% elétrica, de apresentação já agendada para o próximo mês de julho de 2024, a Fiat não deixa, ainda assim, de querer continuar a explorar o atual "filão" Panda. A qual, pelo vistos, tem ainda muito para dar, pelo menos, até 2027!

Fiat Panda Pandina
Fiat Panda Pandina

A sustentar esta ideia, a nova edição especial do pequeno utilitário, de nome 'Pandina', e que se apresenta com, não muitas, mas, ainda assim, significativas alterações. A começar, pelo pacote de segurança activa e passiva, acrescido de um novo painel de instrumentos à imagem das mais recentes tendências do mercado.

LEIA TAMBÉM
O regresso aos tempos áureos? Fiat apresenta o futuro (e não só…) do Panda

Apesar de e naquelas que são as suas linhas gerais, o modelo continuar praticamente inalterado desde que foi apresentado, em 2011, este Panda 'Pandina' procura socorrer-se de outros argumentos, como é o caso do epíteto colocado pelo próprio fabricante, de "O Panda mais seguro de todos os tempos". Porquê? Basicamente, porque passou a oferecer o pacote de tecnologias de segurança ADAS mais básico, sustentado, em grande parte, na câmara que exibe no pára-brisas.

Graças a esta solução, o 'Pandina' passa a poder dispor de ajudas como o sistema avançado de travagem de emergência, assistência à manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e comutação automática entre médios e máximos. Mas também detecção de cansaço no condutor, o tradicional Cruise Control (não-adaptativo), sensores de estacionamento traseiro e um total de seis airbags espalhados pelo habitáculo.

O Fiat Panda Pandina estreia um novo quadrante 100% digital
O Fiat Panda Pandina estreia um novo quadrante 100% digital

Depois e como "cereja no topo do bolo", o já referido painel de instrumentos 100% digital e com 7 polegadas, que conta com três layouts distintos, além de mostrar as tecnologias do ADAS em atuação. Sendo que, a acompanhar o quadrante, um painel central táctil de 7 polegadas, parte do sistema de infoentretenimento.

Finalmente, novidades, também, no volante, que foi ligeiramente redesenhado, além de um novo revestimento dos bancos, elaborado a partir de um fio mais sustentável, de nome Seaqual, com o logótipo Pandina nos encostos e pespontos duplos na cor amarela.

Até 2027… pelo menos!

Apoiada, também, nesta decisão de lançamento de uma nova edição especial, que para já ainda não se sabe em que mercados será comercializada (à excepção, claro, de Itália), a Fiat deixou, igualmente, a garantia, de que o atual Panda continuará a ser fabricado em Pomigliano d'Arco, pelo menos, até 2027.

Fiat Panda Pandina
Fiat Panda Pandina

Ou seja e tal como já acontece com o Lancia Ypsilon, o atual Panda promete, independentemente dos rivais ou sucessores que venham a nascer, continuar a fazer parte do dia-a-dia dos italianos e europeus, na pior das hipóteses, por mais três anos!